sexta-feira, 17 de julho de 2009

Primeira noite do FIG: público discreto e cheio de expectativas

17/07/09 - JC Online

GARANHUNS - A primeira noite do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco, começou com um público discreto e cheio de expectativas para os dez dias do evento, que termina no próximo dia 25. Nesta quinta-feira (16), durante a abertura, o que mais chamava a atenção era o forte esquema de policiamento na Esplanada Guadalajara, principal palco da festa.

Além das delegacias móveis, há policiais espalhados pelo entorno da praça e circulando entre o público. Ninguém sobe aos camarotes ou vai para a frente do palco sem ser revistado.

Até as 22h15, quem cantava era Paulinho Groove, que trouxe um repertório romântico. Seguindo a programação, estava prevista para a noite a apresentação do Quinteto Violado, prestando tributo ao homenageado do FIG 2009, o músico garanhuense Toinho Alves, um dos fundadores do grupo e que faleceu no ano passado. A homenagem traria ao palco também o cantor Lenine e o Coral de Aboio de Serrita, criado por Toinho em 1998. Mas o nome mais esperado era a cantora Maria Rita, trazendo músicas de seu álbum mais recente, Samba Meu.

O público faz uma boa previsão dos dez dias de festival e não se mostrou preocupado com as nuvens que prometiam chuva para o resto da noite. "É uma oportunidade das pessoas terem acesso à diversidade, marca do festival. Há dez anos que venho à festa e acho que o nível da programação subiu bastante", disse o músico Rafael Mendes, 24 anos, natural de Garanhuns.

Já o também músico Gil Manuel Inácio, 27, espera ansioso pelos shows da próxima semana. "Há quatro anos espero O Rappa se apresentar aqui em Garanhuns. Vou poder realizar meu sonho", comentou sobre a atração da próxima sexta-feira.

Quem vier hoje para Garanhuns confere shows de Leo Noronha, Lula Queiroga, Fernanda Abreu e Lenine, na Esplanada Guadalajara. Nesta sexta-feira também tem início a programação dos outros pólos, como o Parque Euclides Dourado, onde a festa começa mais cedo, às 16h, com encenação da trupe circense Circo Picolino. No local, apresentam-se ainda a Companhia Urbana de Dança, Karla Rafaella, Tom Bloch, Nuda e Dj Dolores.

ERUDITO - O Festival de Inverno de Garanhuns abre espaço para o erudito. Desde ontem até segunda-feira acontece na Catedral de Santo Antônio o Virtuosi na Serra. Ontem, no concerto de abertura, o regente Rafael Garcia comandou a apresentação da orquestra do festival com a participação do violoncelista Antonio Meneses, recifense que hoje dá aulas no Conservatório de Berna, na Suíça. O espetáculo encheu o templo, que fica próximo à Esplanada Guadalajara. "Foi lindo, perfeito. Acho a parte mais bonita do FIG. É incrível todos poderem ter acesso, de graça, a algo tão bom", disse a professora Juliana Alpes, que aproveitou o feriado no Recife para curtir o friozinho de Garanhuns.

Hoje, a catedral recebe a orquestra do festival, sob regência do maestro Rafael Garcia, e o violinista Benjamin Sung, fundador e diretor do ClefWorks Music Festival, nos Estados Unidos, a partir das 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário