terça-feira, 30 de outubro de 2012

Maria Rita anuncia CD e DVD ao vivo 'Redescobrir', com repertório de Elis

G1

Lívia Machado

Do G1, em São Paulo

Releituras de músicas já cantadas pela mãe saem no dia 6 de novembro. 'Temi ponto final da carreira', disse cantora, grávida, em entrevista coletiva.

Maria Rita anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29), em um hotel na zona sul de São Paulo, o DVD e CD duplo derivados do projeto "Viva Elis". O novo álbum, chamado "Redescobrir", será lançado no dia 6 de novembro. O projeto marca os 30 anos da morte de Elis Regina, mãe de Maria Rita. No repertório, apenas canções famosas na voz de Elis.

"Meu medo nunca vai passar. Mas tive uma insegurança descabida de que esse projeto poderia ser o ponto final na minha carreira. 'Ela vai assumir o repertório da Elis, pronto, conseguimos'", disse a cantora, grávida do segundo filho, durante a coletiva, emulando possíveis fãs que gostariam apenas que ela cantasse o repertório da mãe.

Segundo ela, os pedidos por registros da turnê apareceram nas redes sociais. "A beleza dessas redes sociais. Foi comovente. Os fãs pediam, quem não conseguiu assistir aos shows gratuitos, e muita gente que viu também [cobrou]." Ela relutou por medo do "sensacionalismo", mas se apegou ao repertório, e sentiu que levar as músicas de sua mãe para o maior número de pessoas possível "virou uma missão."

O trabalho foi gravado em agosto, no Credicard Hall, na capital paulista. A turnê teve início em maio deste ano, e as apresentações do "Viva Elis", todas gratuitas, aconteceram em locais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, seguidas por outras datas da turnê "Redescobrir".

Para o projeto, Maria Rita selecionou 65 músicas. Gravou 29 nesta primeira homenagem, mas não descarta revisitar os sucessos da mãe novamente. "Seria muito bom ter um segundo momento dessa homenagem, mas não sei dizer quando isso pode acontecer." A cantora ainda explica que optou por manter os arranjos originais de algumas canções em respeito à obra e aos fãs de Elis. "Achei que poderia tomar um tomate ou um ovo se eu ousasse mudar. Sei do carinho que as pessoas têm pelo repertório, e me coloquei no lugar delas."

Maria Rita defende que seu novo trabalho não tem um público específico. Acredita que fez um espetáculo "para a família". "Mães que cresceram ouvindo as músicas podem levar as filhas, as netas ao show."

Grávida de seu segundo filho, ela encerra os compromissos artísticos nesta terça-feira (30), mas afirma que já tem três projetos em mente. "Não falo sobre eles porque tenho medo de olho gordo. Vai que eu comento e alguém vai lá e faz antes." Apesar da cautela, ela sugeriu um desejo de cantar músicas de Caetano Veloso. "Estou devendo um estudo aprofundado no repertório dele."

Clipe lançado

No dia 19 de outubro ela lançou no site de vídeos Vevo o clipe de "Me deixas louca", retirado do novo trabalho. Assista a "Me deixas louca", do DVD de Maria Rita "Redescobrir".

O disco mostra a emocionada interpretação de Maria Rita para as músicas dos compositores mais representativos na carreira de Elis: Chico Buarque, Edu Lobo, Belchior, Gilberto Gil, Rita Lee, Adoniran Barbosa, Jorge Ben Jor, Ivan Lins e a dupla Aldir Blanc e João Bosco, entre outros. Milton Nascimento ganhou uma menção especial, com a trinca "Morro velho", "O que foi feito" e "Maria Maria" ("Herdei essa amizade", justificou Maria Rita na pré-estreia, no Rio). Também cantores, como Ângela Maria e Cauby Peixoto, foram lembrados com "Vida de bailarina" e "Bolero de Satã", respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário