quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Maria Rita: Redescobrir é um show sem parafernálias, para o público prestar atenção na música

Para matar a saudade de Elis.

Gazeta do Povo - Caderno G

 
A escolha do título do show que a cantora paulista Maria Rita traz nesta sexta-feira a Curitiba, com ingressos esgotados, não poderia ser mais pertinente: Rede scobrir.
Passados 30 anos da morte de Elis Regina, mãe da artista e uma das maiores intérpretes da história da música popular brasileira, o espetáculo primeiro foi concebido para o projeto Nivea Viva Elis, que passou por cinco capitais brasileiras e levou em torno de 270 mil pessoas aos locais onde foi apresentado. Os milhares de pedidos de fãs tanto de Elis quanto de Maria Rita, que não puderam assistir às apresentações, fizeram com que o show ganhasse uma nova vida e partisse em turnê nacional, cuja próxima parada acontece nesta sexta-feira à noite no Guairão (veja o serviço completo do show no Guia Gazeta do Povo).
Como Maria Rita mesmo disse em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, concedida por e-mail, embora Redescobrir seja uma homenagem, “não é um tributo ou um musical”. Portanto, não tem a missão, ou a obrigação, de reproduzir as canções do vasto repertório de Elis como elas foram cantadas e registradas nas gravações originais.
 
Já que não teve, ao crescer, um contato íntimo com o legado artístico e musical da mãe, algo que ela admite na entrevista reproduzida abaixo, Maria Rita teve de fazer um trabalho de “redescoberta”, mergulhando nas canções, para pinçar tanto o que lhe pareceu mais significativo e também a tocava como cantora.
 
O resultado desse misto de pesquisa e jornada emocional é uma verdadeira viagem pela música brasileira do século 20, com clássicos de compositores que vão de Tom Jobim a Milton Nascimento, passando por Chico Buarque, João Bosco, Gilberto Gil, Rita Lee, Belchior, Adoniran Bar­bosa e Gonzaguinha, autor da canção “Redescobrir”, título do show, e música que encerrava, em uma grande ciranda, o antológico show Saudades do Brasil, que Elis estreou em 1980. Leia, a seguir trechos da conversa.
 
Maria Rita, fale sobre o processo de seleção do repertório do show. Quais foram os critérios de escolha das canções?
 
Segui o mesmo critério que uso sempre: ouvi tudo o que tinha disponível, e separei o que me soava verdade em algum ponto – fosse a mensagem, fosse a beleza da canção, fosse a força da história. Daí, fui para o estúdio e desenhei o roteiro conforme conseguia trabalhar os arranjos.
 
Como foram criados os arranjos? Muitas das músicas ainda estão presentes no imaginário do público e ousar demais poderia causar um estranhamento excessivo, talvez indesejado. Mas reproduzir o que foi feito no passado também seria arriscado, especialmente para você, não?
 
É uma homenagem, não um tributo ou um musical. Não me senti ameaçada em momento algum, mas fiz questão de incluir algumas canções que são muito fortes ou presente do inconsciente coletivo, respeitando a composição original. Os arranjos, como sempre, foram feitos coletivamente. Tenho total confiança nos meus músicos, que abraçaram esse desafio corajosamente comigo.
 
Em que medida você conhecia o repertório e as gravações da Elis? Você a ouviu muito ao longo da vida?
Não.
 
Creio que um projeto como esse tenha lhe provocado muitas dúvidas, sem falar de todo o inevitável peso emocional. Em que momento e por que você decidiu que seria capaz e gostaria de levá-lo adiante? Teve medo das inevitáveis críticas e comparações?
 
De novo esse assunto das comparações... Eu nunca me incomodei com as comparações, eu sou filha dela, afinal de contas. Sou sim parecida com ela, como me é de direito! Mas não sou e nem nunca fui oportunista, nunca me aproveitei dessas semelhanças ou do nome dela – daí minha negação em cantar suas canções de modo sensacionalista, especialmente no início da minha carreira. Consequentemente, ficou esse ranço de que me incomodavam as comparações. Já tenho dez anos de carreira, com alguma história contada, um trajeto que tenho certeza ser só meu, sem concessões ou mentiras ao meu público, que respeito imensamente. Tenho uma missão, como filha, que é manter o legado e o nome dela vivos. Se eu tiver que cantá-la para essa missão, assim o farei. Se tiver que aprovar o roteiro de um filme, assim o farei. Se for autorizar produção de camisetas com seu rosto, assim o farei. Sou, enfim, como qualquer filho em qualquer lugar do mundo.
 
Depois de todas as apresentações já realizadas do show, muitas em lugares abertos, qual o sentimento que você guarda do contato com a plateia cantando músicas do repertório de sua mãe?
 
Me emociona como as pessoas sentem a presença dela ainda muito viva. Botar 120 mil pessoas para cantar, em coro, “Como Nossos Pais”, em vez dessa onda monossilábica que assola o país, é um carimbo de força, de lealdade, de saudade, de genialidade, de um monte de coisa – e essas coisas são só dela. Sou apenas o canal que permite que se mate essa saudade um pouco, ou que se conheça um pouco dessa artista corajosa, forte, guerreira, apaixonada.
Haverá um CD, um DVD, desta turnê? Será um registro do show na íntegra?
 
Vai... Muitos, muitos pedidos, especialmente de fãs que não puderam ir ao show. E já que a proposta do lance é “redescobrir” e homenagear, me pareceu sincero e honesto que esse show fosse registrado para aqueles que não a conheceram, que têm saudade, que têm paixão tanto por mim quanto por ela, que querem também participar dessa homenagem. É tudo pra ela. O CD e o DVD saem na primeira semana de novembro.
 
 
Repertório
Confira quais as músicas que a cantora deve apresentar no show Redescobrir:

“Imagem/Arrastão”
“Como Nossos Pais”
“Vida de Bailarina”
“Bolero de Satã”
“Águas de Março”
“Saudosa Maloca/Agora Tá”
“Ladeira da Preguiça”
“Vou Deitar e Rolar
“Querelas do Brasil”
“O Bêbado e o Equilibrista”
“Menino/Onze Fitas”
“Me Deixas Louca”
“Tatuagem”
“Essa Mulher”
“Se Eu Quiser Falar com Deus”
“Zazueira”
“Alô Alô Marciano”
“Aprendendo a Jogar
“Doce de Pimenta”
“Morro Velho”
“O Que Foi Feito/Maria Maria”
“Fascinação”
“Madalena”
“Redescobrir”
Serviço
Mais informações sobre o show clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário