quarta-feira, 12 de maio de 2010

Maria Rita no Festival de Inverno de Pedro II

10/05/10 - Portal O Dia

Até o dia 15 de maio todas as atrações estarão definidas no Festival de Inverno de Pedro II, que acontece dos dias 03 a 06 de junho. Mas até lá, vamos nos empolgando cada vez mais com as confirmações dos novos sons que prometem agitar na "terra do frio".

Como o título já disse quase tudo... Maria Rita é mais uma bela voz que irá agitar Pedro II. Mas não apenas ela foi confirmada nesse final de semana, a terrinha contará também com: Brazilian Blues Band, Therê Groove e Ensaio Vocal.

Confira quem vai marcar presença no evento até agora: Maria Rita, Fernanda Takai, Zeca Baleiro, Stanley Jordan, Armadinho, Brazilian Blues Band, Therê Groove e Ensaio Vocal.


Brazilian Blues Band
Em quinze anos de carreira, entre a garagem e o profissionalismo, a Brazilian Blues Band pode ser considerada uma nova banda entre aquelas que merecem ser citadas no cenário do Blues, ou do Blues/Rock brasileiro.

Da garagem aos grandes palcos a banda acumulou experiências, viagens ao exterior, como a da Alemanha em 2002, realizando shows em oito cidades deste país, voltando com a "bagagem" de tocar em português em um país que não entende muito bem o que se diz em nossa língua pátria, e tendo muito sucesso com isso.

Após essas "viagens" a banda vem tocando nas principais capitais do País e é considerada como um dos pilares do blues brasiliense.


Therê Groove
Therêgroove é uma banda teresinense que surgiu para inovar e enriquecer o quadro musical da nossa capital. A banda que se diferencia pela sua formação, que consta de 9 integrantes divididos em voz , vocais, guitarra, violão, cavaco, contrabaixo, metais, bateria e percussão,trás para o publico piauiense o que há de melhor do samba rock e samba funk,ritmos estes ainda incomuns no cenário musical teresinense.

Com intuito de ampliar o espectro da versatilidade da música feita em Teresina, o grupo que se caracteriza por interpretar artistas consagrados do samba rock conta também com algumas musicas próprias e já fez seus arranjos para algumas canções de parceiros locais ,tendo como principais influencias precursores do ritmo como Jorge Bem Jor,Trio Mocotó ,Seu Jorge entre outros.

Quem já teve o privilegio de conferir a Therêgroove em ação, pode atestar a singularidade de sua apresentação de natureza inédita para o estado.


Ensaio Vocal

Criado em outubro de 1990, em Teresina, o Ensaio Vocal estreou no palco cinco meses depois, com uma participação no espetáculo ''Cantata Religiosa''. Em 1992 realizou seu primeiro show: ''Canto do Povo de um Lugar'', no Teatro ''4 de Setembro'', em Teresina.

Em 1993 tirou o primeiro lugar na eliminatória piauiense do Festival "Canta Nordeste'', promovido pela Rede Globo Nordeste e garantiu o 3° lugar na sua finalíssima, realizada em Recife-PE. O show "Ensaio Vocal Canta Chico Buarque" teve sua estréia na Europa, quando foi feita uma temporada nas cidades de Lisboa, Coimbra, Guimarães e Porto, em Portugal e Madrid, na Espanha.

Há reflexão nos belos poemas de nosso mais lúcido compositor, mas há ritmos, alegrias em suas melodias que demonstram a festividade da nossa condição de brasileiro de todas as nações, traduzida de forma peculiar, pela interpretação do Ensaio Vocal nos arranjos e movimentação cênica impecáveis.

Maria Rita
Filha de Elis Regina e Cesar Camargo Mariano e formada em comunicação social e estudos latino-americanos nos EUA, Maria Rita começou a cantar profissionalmente aos 24 anos. Antes de lançar o primeiro CD, foi a vencedora do Prêmio APCA de 2002 como Revelação do ano. Seu primeiro disco, "Maria Rita", lançado em setembro de 2003, vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, com o mesmo título chegou à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países.

Além do reconhecimento de público e de crítica, Maria Rita venceu, em 2004, o Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português ("A festa"); o prêmio Faz a Diferença, oferecido pelo jornal O Globo; o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow; e o Prêmio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público. A canção "Encontros e despedidas", do seu primeiro CD, foi tema da novela "Senhora do Destino".

Em setembro de 2005, chegou às lojas o seu seguinte CD: "Segundo". O novo CD rendeu à cantora uma extensa turnê no Brasil, participações especiais em diversos CDs nacionais, shows nacionais (Arlindo Cruz, O Rappa, Os Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil e Mart'nália) e internacionais (Jamie Cullum, Mercedes Sosa e Jorge Drexler). O sucesso mundial de "Segundo" lhe rendeu, em 2006, mais dois Grammys Latinos: Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção Brasileira com "Caminho das Águas", e mais de 50 apresentações no exterior, que obtiveram sucesso tanto com o público como com a crítica, incluindo o Montreux Jazz Festival, North Sea Jazz Festival, Irving Plaza (NY) e San Francisco Jazz Festival, dentre outros.

Em setembro de 2007, Maria Rita lançou o seu terceiro CD "Samba Meu", o mesmo teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido. Já em abril de 2008, a ABPD concedeu o Disco de Platina a "Samba Meu" pelas mais de 125 mil cópias vendidas do CD. O álbum, que foi o décimo CD mais vendido em 2007, também ganhou o prêmio de "melhor CD" no 15º Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário