quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Radiola (23/09/09)

Programa de 23 de setembro

A música brasileira, matéria-prima do Radiola, traz sotaques, ritmos e tribos que compõe a cena atual. Nesta edição, Verônica Ferriani, que acaba de lançar o álbum Sobre Palavras – uma parceria com Chico Saraiva – apresenta a faixa “Um sorriso nos lábios” (Gonzaguinha). Nascida em Ribeirão Preto (SP), ela ganhou os palcos paulistanos há cinco anos, se destacando como revelação. Influenciada pelo samba de raiz, Ferriane conversa como João Marcello sobre a produção do debut lançado em 2008, Verônica Ferriani, quase todo gravado ao vivo.

No mesmo quadro, o grupo de rap Pentágono fala sobre os diversos estilos presentes em suas composições. O quinteto chama a atenção pela formação extensa, a mistura de levadas e as influencias que vão desde o drum n’bass, passando pelo samba e indo até o ragga. "É o môio" (Pentágono e AG Soares) foi o rap escolhido para o programa.

O quadro 10 Horas no Estúdio convidou a banda Madame Saatan, de Belém do Pará, para gravar e mixar uma faixa em dez horas. ‘Rio Vermelho’ (Sammliz e Ed Guerreiro) foi a escolhida. A vocalista Sammilz conta que essa foi uma das primeiras letras que escreveu após a vinda do grupo para São Paulo. Quem não acompanhou a gravação ao vivo pela TV Trama, pode ouvir a música na TramaVirtual logo após a exibição do Radiola.

O segundo bloco vem com as dicas da redação da TramaVirtual e matérias. A primeira delas investiga o ‘eu feminino’ da obra de Chico Buarque de Holanda. Maria Rita, Mônica Salmaso, Fernanda Porto, Tulipa Ruiz e Tiê falam do seu encontro com a música do compositor e analisam as canções que retratam, com riqueza, o universo das mulheres.

A convite do programa, o baterista Bruno Buarque foi até a fábrica de baterias RMV conferir o processo de fabricação, que vai da escolha da madeira até a embalagem do instrumento.

O Radiola encerra esta edição com a agenda musical do Catraca Livre e um Arquivo do ano de 1995 com a cantora Alcione.

Reprise:
Sábado - 2h30
Terça - 12h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário