quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sábado tem Especial do FAS na TV Brasil Pantanal

01/07/09 - MS Notícias

A TV Brasil Pantanal (antiga TV Educativa), canal 4 TV aberta, 15 NET, exibe o especial gravado no 6º Festival América do Sul - FAS. O programa vai ao ar às 16h deste sábado (4), com reprise às 18h no domingo (5). Com 30 minutos de duração, o especial traz os melhores momentos do Festival que contou com a participação de dez países: Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Brasil, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia.

O registro mostra o melhor o artesanato de cada país. Uma viagem pelo continente, onde cada nação expôs a sua produção, com materiais e traços específicos. Em comum, cores alegres e vibrantes. Na área de artes plásticas, o Especial revela o trabalho do uruguaio Juan Muzzi, os croquis de Oscar Niemeyer, do processo de construção do Memorial da América Latina, além de uma exposição fotográfica retratando o olhar de sete fotógrafos sobre o Mercosul e uma mostra com obras de cinco artistas sul-americanos.

Destaque para Amir Haddad, um dos maiores mestres do teatro brasileiro, que lançou o livro com a história do Tá na Rua e fez um relato dos 30 anos de trabalho do grupo; Hildebrando Campestrini com a coleção completa da Vida e Obra de Hélio Serejo e Luis Alfredo Guimarães com o livro - Rio Paraguai.

O público vai conferir uma entrevista com representante da Cufa – Central Única das Favelas, que exibiu cinco filmes produzidos por jovens da periferia carioca; E com o estudante de cinema Essi Rafael Leal, representando a nova geração do audiovisual sul-mato-grossense

O programa registrou a participação da Companhia Anima, de Bauru/SP e o Fulano de Tal, de Campo Grande/MS e fez uma viagem pela pintura da América Latina do século XX, com obras selecionadas pela pesquisadora Fátima Casterán

No 6º Festival América do Sul, a música rompeu fronteiras. Vamos rever a participação dos grandes nomes da música popular brasileira que brilharam nos palcos de Corumbá: Maria Rita, Zeca Baleiro, Elza Soares, Paralamas do Sucesso e Luis Melodia.

Os ritmos de diversos países ressoaram pelas alamedas da cidade branca. Artistas peruanos dançaram ao som ancestral dos Incas, os argentinos mostraram o lamento do tango, os paraguaios fizeram uma releitura contemporânea das músicas folclóricas. Tudo isso poderá ser visto no programa, que mostra ainda Leon Gieco e Victor Herédia fazendo uma homenagem a Mercedes Sosa e o chileno Pedro La Colina com seus ritmos latinos.

Para quem foi ao Festival, o Especial da TV Brasil Pantanal é a oportunidade para matar a saudade. Quem não foi poderá assistir os melhores momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário