quinta-feira, 9 de julho de 2009

Piano no parque

Diário do Nordeste

Nos períodos de férias, o Praça do Ferreira se habitou a receber programações especiais. A tranqüilidade da área verde dá lugar a agitação do público que se reúne para ver medalhões da música brasileira - seja qual for o estilo. A maioria das atrações do projeto Férias no Ceará, promovido pelo Governo do Estado, são artistas de apelo mais popular, radiofônico, caso da filha de Elis Regina, a cantora Maria Rita, que se apresentou no último sábado.

No entanto, há espaço para outros sons. Sem o apelo visual dos artistas pop, o carioca Arthur Moreira Lima é figurinha carimbada no projeto. Sozinho, com seu piano, ele faz um zigue-zague pela música. Vai dos compositores clássicos, como Bach e Beethoven, aos acordes regionais do rei do baião, Luiz Gonzaga.

No meio do caminho, encontra aqueles autores que vivem na intercessão entre o erudito e o popular, uns pendendo mais para um lado, enquanto os outros se aproxima de seu extremo. Caso do tango peculiar, jazzístico, do argentino Astor Piazolla; e da música clássica brasileiro, que serviu de trilha sonora para o modernismo, Heitor Vila-Lobos.

Arthur Moreira Lima já tinha trazido este ano o mesmo espetáculo para duas cidades do Ceará. No começo de janeiro, no mesmo Parque do Cocó, se apresentou no palco de seu famoso caminhão-teatro, e com ele pegou a estrada até Sobral, onde fez show no boulevard do arco.

A música como vida

Nascido em 1940, Arthur Moreira Lima é íntimo das teclas brancas e negras desde os seis anos, quando começou seus estudos do instrumento. Apenas três anos depois, tocou num concerto de Mozart, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Estudou na França e acumulou mestres. Entre aqueles que mais o marcaram se destacam a brasileira Lúcia Branco, a francesa Marguerite Long e o russo Rudolf Kehrer.

Foi no exterior que sua carreira ganhou projeção entre os amantes da música clássica. Desde os anos 1960, Moreira Lima se apresenta fora do país, sobretudo na Europa. Ele se apresentou com orquestras famosas, como as sinfônicas de Berlim e da BBC. Para além do clássico, o pianista já colaborou com artistas da música popular brasileira, como Nelson Gonçalves e Ney Matogrosso.

Mais informações:

Projeto Férias no Ceará - apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, às 20 horas, no Praça do Ferreira. Gratuito. Contato: (85) 3101.6247

Nenhum comentário:

Postar um comentário