quinta-feira, 9 de julho de 2009

Casa de Bamba tem edição especial nesta sexta-feira

09/07/09 - O Diário

“Casa de Bamba ... reduto daqueles que amam o bom samba”. É com este refrão que Helington Lopes, do Receita do Samba (o mais tradicional grupo de samba de Maringá), começa a descrição musical do projeto Casa de Bamba, em uma música de sua autoria que foi incluída no primeiro CD do grupo.

No samba, Lopes descreve a Casa de Bamba como um lugar em que o visitante “vem ver o servente ensinando ao doutor/ A receita que faz o pandeiro falar/ Pegue a fantasia guardada com os sonhos/ E viva um momento mais feliz enfim.../ A Casa de Bamba é assim...”

Nesta sexta-feira (10) tem Casa de Bamba especial. Não é aniversário do projeto, mas de Lopes, seu criador. Por isso, a festa do samba em Maringá será realizada em um local maior, mas que manterá a mesma essência e as mesmas características que sempre marcaram o tradicional evento de samba maringaense.

A edição especial do Casa de Bamba terá, além do Receita do Samba e convidados, que reúne o grupo maringaense e diversos bambas da cidade, participações especiais de Londrina e Paranavaí. “Teremos como convidados o Wilsinho Soler, do projeto Sambalelê, de Londrina; a Rakelly Calliari, do Samba Sim, e o William Nazário, do projeto Filosofia do Samba, de Paranavaí”, conta Lopes.

O repertório deste encontro de bambas não difere muito da essência do que é apresentado tradicionalmente em outras edições. “Teremos o que tem de melhor no samba, desde Noel e Cartola até Dudu Nobre e Diogo Nogueira, inclusive com muitas composições nossas”, explica Lopes. “O interessante é que o Casa de Bamba tem recebido muitos jovens, gente que tem aprendido a cultuar e apreciar o samba por causa de Maria Rita, Seu Jorge e Marisa Monte”.

Dez anos

Já tradicional reduto de resistência do bom samba em Maringá, o projeto Casa de Bamba comemora dez anos de existência em fevereiro de 2010. “A Casa de Bamba é um encontro de amigos para vadiar em comunidade, primando por manter acesa a chama do samba e do choro de qualidade”, explica Lopes.

O nome do projeto foi inspirado em um famoso samba de Martinho da Vila, “Casa de Bamba”, que começa exatamente assim: “Na minha casa/ Todo mundo é bamba/ Todo mundo bebe/ Todo mundo samba...”, versos que refletem um pouco do próprio espírito da reunião local de cantores, instrumentistas e compositores.

Tradicionalmente, é realizado um encontro mensal na residência de Lopes, criador do projeto. A periodicidade espaçada, segundo o próprio Lopes, foi feita para não atrapalhar muito os vizinhos, assim como o horário tradicional do encontro de bambas: começando às 19 horas e terminando por volta da meia-noite. “Mas muitos dos meus vizinhos hoje são frequentadores do Casa de Bamba”, diz o sambista.

Para Sambar

Casa de Bamba Especial. Nesta sexta-feira às 21 horas, no Fest Serv (cruzamento das avenidas Nildo Ribeiro da Rocha e Carlos Borges). Ingressos R$ 10, mais informações no telefone 9961-0235.

Nenhum comentário:

Postar um comentário