sábado, 18 de julho de 2009

A noite terminou com a simpatia de Maria Rita

Uma chuva leve marcou o primeiro dia do Festival de Inverno de Garanhuns, que teve Antonio Meneses na igreja e várias atrações na Guadalajara

Diário de Pernambuco

Os primeiros sons ouvidos no 19º Festival de Inverno de Garanhuns saíram das cordas do violoncelo de Antonio Meneses, pernambucano que se tornou um dos principais violoncelistas do mundo e tocou na abertura do evento um concerto de autoria do compositor Clóvis Pereira, uma música adequada para a ocasião por causa das sugestões sonoras de paisagens rurais nordestinas. A musicalidade do Nordeste também se manifestou com força no palco da Guadalajara com o show do Quinteto Violado, que fez uma homenagem em memória a Toinho Alves. Regionalismos à parte, a noite terminou com o samba da paulista Maria Rita, que cada vez mais se confirma como uma grande estrela da MPB e brilhou com seu vestido prateado de pernas à mostra.

Na noite de abertura, a Guadalajara não ficou lotada, mas tinha uma plateia grande o suficiente para formar um aglomerado em frente ao palco. Uma chuva leve, mas constante, pode ter assustado parte do público. Guarda-chuvas e casacos impermeáveis se mostraram acessórios indispensáveis. No entanto, como Maria Rita sugeriu pelo seu figurino, o frio não estava tão intenso.

Maria Rita esbanjou simpatia. Sorridente, ela parecia estar feliz por voltar a Garanhuns e foi recebida com carinho em uma noite de vibrações positivas. Ela chegou a fazer dois bis. No último, olhou para a água que caía do céu e cantou Santa chuva, um de seus maiores sucessos. Em seguida, encerrou com o clássico Não deixe o samba morrer.

O Quinteto Violado resgatou diversas fases de sua carreira com um repertório especial dedicado a Toinho, que nasceu em Garanhuns. O show intercalava momentos lúdicos (em músicas como Cavalo-marinho e Buruçu em Garanhuns) e solenes (Asa branca e Jesus sertanejo, cantada com participação do Coral de Aboio de Serrita). Lenine subiu ao palco para cantar Leão do Norte e Miragem do porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário