segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fundarpe divulga programação artística do Festival de Inverno de Garanhuns

06/07/09 - ABN

GARANHUNS [ABN NEWS] - Entre os dias 16 e 25 deste mês, Garanhuns é sede da maior celebração da cultura pernambucana, recebendo o Festival Pernambuco Nação Cultural durante a 19ª edição do Festival de Inverno da cidade. O evento consolida a cidade como polo agregador das expressões populares de todas as regiões do Estado. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, o festival receberá centenas de atrações, em 14 polos de animação com shows, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, exposições, apresentações circenses, performances de dança, mostras de cinema, oficinas, debates e atividades de formação.

A expectativa da Fundarpe e da prefeitura local é que mais de um milhão de pessoas circulem durante os 10 dias do evento, considerado o maior exemplo da consolidação da política cultural, que garante a participação e valorização de todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado nos projetos e ações desenvolvidos pelo Poder Público. Para compor a grade de programação do festival, a Fundarpe contou com a participação da classe cultural, que por meio de uma comissão setorial, avaliou e pontuou cada um dos projetos inscritos no edital de convocação. Esse processo reforça a democratização desse novo momento que vive a cultura de Pernambuco.

Em 2009, o FIG homenageia o garanhuense Toinho Alves, falecido em 2008, integrante do Quinteto Violado, um dos mais importantes e influentes grupos musicais do Estado. O grupo faz o show de abertura na Esplanada Guadalajara, na quinta-feira (16). A noite contará com a participação do cantor Lenine e do Coral de Aboiadores de Serrita, além do show da cantora Maria Rita e do músico Paulinho Groove.

GUADALAJARA – Local que concentra a maioria dos espectadores do festival, a Esplanada Guadalajara, com capacidade para mais de 60 mil pessoas, é considerado o Palco das Multidões. Neste ano, contará com uma programação diversificada, recebendo grandes atrações nacionais em noites dedicadas a alguns dos principais movimentos e expoentes da música brasileira.

Após a noite de abertura, na quinta-feira (16), quando haverá a homenagem ao músico Toinho Alves com Quinteto Violado e o Coral de Aboios de Serrita, o cantor Lenine retorna ao Festival de Inverno, na terça-feira (17), para a apresentação do seu mais novo trabalho, o disco Labiata. A noite também contará com as apresentações de Leo Noronha, Lula Queiroga e da cantora carioca Fernanda Abreu.

O sábado (18) contará com as apresentações de Alexandre Revoredo, do grupo Mombojó, da banda Cachorro Grande e da rainha do rock nacional, a cantora Rita Lee. No domingo (19), o festival conta com as apresentações de Aldejan, Silvério Pessoa, além de um encontro de artistas dedicados à efervescência do frevo, com o projeto Astros e Estrelas do Carnaval, com as participações da Orquestra Popular do Recife, Claudionor Germano, Kelly Benevides, Expedito Baracho, Getúlio Cavalcanti, Nonô Germano, Coral Edgar Moraes, Beto Ortiz e o Bloco da Saudade. O show de encerramento da noite ficará por conta do músico Moraes Moreira, que tocará frevos no seu repertório.

A noite da segunda-feira (20), dedicada à música romântica, costuma atrair os maiores públicos da programação do festival e, neste ano, será embalada por Odair José e Paulo Diniz, além das apresentações da Orquestra Nostalgia e de Sílvia Machete.

Na terça-feira (21), o festival faz sua reverência a um dos principais movimentos da cultura pop brasileira, a jovem guarda, com a presença marcante da cantora Wanderléa. Na mesma noite, também se apresenta a banda Del Rey, com releituras pops dos sucessos de Roberto Carlos, além da cantora Edilza e da Banda Flash.

Já a noite de quarta-feira (22), será exclusivamente pernambucana e contará com as apresentações do grupo Moendas de Pernambuco, dos Matingueiros, de Geraldo Maia e do Cordel do Fogo Encantado. Na quinta-feira (23), o festival homenageia os 15 anos do disco Da Lama ao Caos, com a apresentação da banda Nação Zumbi.

A banda recebe no palco grandes nomes da música nacional como Otto, Fred 04, BNegão, Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes. Também farão show neste mesmo dia, o Terreiro Cibernético, a banda Cabruêra e a Orquestra Contemporânea de Olinda. Na sexta (24), o grupo O Rappa encerra a noite, que será aberta com os shows de Os Valvulados, Andrea Amorim e Faces do Subúrbio.

A noite de encerramento do festival (25) promete ser um dia de apoteose, com o samba-rock da banda Mundo Livre S.A., comemorando 25 anos de carreira ao lado de Otto e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Também se apresentam na mesma noite a cantora Michelly dos Anjos e Di Melo. Quem encerra a programação do festival é o cantor Jorge Ben Jor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário