segunda-feira, 6 de julho de 2009

Allgarve tempera o Verão

06/07/09 - Observatorio do Algarve

Festas na praia, exposições, festival de jazz, gastronomia, eventos desportivos são iniciativas com a chancela do Allgarve09, para temperar o Verão.

O "Allgarve Dance", que apresenta quatro festas nocturnas junto à praia dirigidas aos mais jovens e alusivas aos quatro elementos - Ar, Água, Fogo e Terra é uma das inovações da edição de 2009 da programação do "Allgarve".

Outra é a prova automobilística nocturna da "Le Mans Series" que acontece entre 31 de Julho e 02 de Agosto no Autódromo Internacional do Algarve.

Com calendário até Outubro o "Allgarve" vai apresentar cerca de 15 eventos desportivos, como a prova nocturna dos mil quilómetros da "Le Mans Series",

A nível de eventos gastronómicos, o Festival da Cataplana, que decorre em Julho na Marina de Vilamoura junta-se ao Festival da Sardinha (de 07 a 16 de Agosto, em Portimão) e do Marisco (de 10 a 15 de Agosto, em Olhão).

Tão brilhante como o Sol

No que respeita à Arte, arrancaram já no final de Junho em vários concelhos algarvios as seis exposições previstas ao abrigo do "ART Allgarve", sob o tema "Tão brilhante como o Sol".

Com a chancela das fundações Serralves e Berardo, entre outras, às exposições - patentes até Setembro em Faro, Loulé, Portimão e Silves -, junta-se um programa de debates, ciclos de cinema e visitas guiadas.

No que toca à música, haverá vários concertos em Agosto, dos quais se destacam Joss Stone a 31 de Julho, em Loulé, Seal e Maria Rita em Albufeira, a 01 e 05 de Agosto, e Mariza, a 14 de Agosto, em Vila Real de Santo António.

O "Allgarve Jazz", que segundo a organização é o primeiro transversal a uma região, arrancou em Faro e promete levar as sonoridades jazz a locais históricos e unidades hoteleiras durante três fins-de-semana.

O festival apresenta, entre outros, Esperanza Spalding, Chick Corea , Madeleine Peyroux, a Orquestra Glenn Miller, o quarteto de Francesco Cafiso, o guitarrista Al Di Meola e o trio de Mário Laginha.

O "Allgarve", que já vai na sua terceira edição, aposta em eventos musicais, desportivos, culturais, gastronómicos e de animação social como forma de complementar a tradicional oferta de sol e praia.

Um comentário: