quinta-feira, 25 de junho de 2009

Começa temporada de festivais de inverno nas cidades serranas

Rio Show

RIO - Atemporada cultural da estação mais fria do ano começa, nas cidades serranas, nesta sexta-feira (26.06), com a abertura do 9º Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pela Dell'Arte. O evento inaugural será uma missa de ação de graças na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, às 8h. No dia seguinte, às 20h, no mesmo local, o maestro Carlos Prazeres regerá o oratório "O messias", de Händel, obra favorita de seu falecido pai, Armando Prazeres, fundador da Orquestra Petrobras Sinfônica. Um conjunto chamado Sinfonieta Dell'Arte será formado para esse concerto.

Entre os demais 37 eventos do festival, os destaques serão um recital de Chopin do pianista Arthur Moreira Lima, no dia 2 de julho, e uma tradicional série de recitais à luz de velas no Museu Imperial, dias 3, 4 e 11. Haverá ainda shows de música popular - Byafra, Flávio Venturini, Golden Boys e outros estão escalados - e de dança e exibição de filmes. A programação vai até o dia 12.

Em Friburgo, a mesma produtora fará, entre 16 e 26 de julho, seu 8º festival de inverno na cidade. Muitas atrações serão compartilhadas com o de Petrópolis, como "O messias" e Arthur Moreira Lima. Em negociação, estão as cantoras Maria Rita e Vanessa da Mata, embora nenhuma das duas esteja confirmada ainda. Nessa seara, de música popular, Jorge Aragão é uma certeza, no dia 24. Na área clássica, um destaque será a cantata "Carmina burana", de Carl Orff, dia 19, com a orquestra e o coro do Teatro Municipal do Rio.

Shlomo Mintz sola concerto em Campos do Jordão

No mesmo dia em que começará a programação da Dell'Arte em Friburgo, a rede Sesc dará início à oitava edição de seu festival de inverno em Petrópolis e Teresópolis. A extensa programação incluirá 11 peças teatrais de sucesso - como "Ensina-me a viver" (com Glória Menezes), dias 18 e 19, e "O estrangeiro", dias 28 e 29 -, quatro musicais - entre eles, "Piaf", com Bibi Ferreira, dias 17 e 26 -, dez apresentações de música popular - com nomes como Alcione, dias 16 e 17, Toni Garrido com Thalma de Freitas, dias 16 e 26, e Marisa Orth, dias 24 e 25 -, seis espetáculos de dança - o "4 por 4" da Cia. Deborah Colker, dias 13 (pré-abertura do festival) e 23, e "As quatro estações", com Ana Botafogo e a pianista Lilian Barreto, dias 28 e 29, são os principais -, seis palestras literárias, 11 peças infantis, exposições (de Franz Weissmann, Oscar Niemeyer, Ziraldo e fotos da MPB) e oficinas.

Do dia 17 ao 26, o Festival Vale do Café levará 12 apresentações de música clássica e popular a fazendas históricas de Valença, Vassouras e arredores. A visitação a esses locais é um atrativo à parte.

Os aficionados por música clássica têm no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão um bom motivo para pegar a estrada. Vai do dia 4 ao 26, com ênfase em música francesa. A abertura ficará a cargo da Osesp, regida por Victor Pablo Pérez. Entre os nomes de peso, aparecem Nelson Freire, em recital dia 17, e o violinista israelense Shlomo Mintz, que solará o concerto de Beethoven com a Filarmônica de Minas Gerais, dia 11.

Um comentário:

  1. GOSTARIA MUITO Q A MARIA RITA (q GOSTO MT) PARTICIPASSE DO FESTIVAL DE INVERNO DE TERESÓPOLIS... ALÉM DE SER UMA MARAVILHOSA CANTORA TBM É UM CAMINHÃO DE CULTURA NACIONAL Q ALÉM DE AQUECER A SEERA TBM TRAZERÁ MT CULTURA NACIONAL E ALEGRIA PRO CORAÇÃO PRINCIPALMENTE O MEU... MARIA RITA TE AMOOOOOOOOOOO!!!!!
    VC É UM TALENTO *** HERANÇA DA MAMÃE ELIS Q TBM GOSTARIA MT DE TER CONHECIDO +++ TENHO ESPERANÇA DE ENCONTRALÁ UM DIA....

    ResponderExcluir