quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Prestígio local e mídia nacional

04/02/09 - Diário de Pernambuco

Na lógica do "em time que ganha não se mexe", o carnaval do Recife continua o mesmo em 2009. Praticamente nada foi modificado em relação à estrutura geral e até mesmo as atrações estão repetitivas, apesar dos encontros inéditos entre os convidados. Caetano Veloso está confirmado na abertura do Marco Zero, na sexta, dia 21. O baiano vai cantar com o pianista Vitor Araújo e mais 400 percussionistas de 14 nações de maracatu no encontro regido por Naná Vasconcelos, mas em seguida também fica no palco para acompanhar a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, junto com Miúcha e Claudionor Germano.

Artistas como Maria Rita e Manu Chao, que já haviam feito apenas participações especiais, agora mostram seus shows completos. A filha de Elis Regina, na verdade, nunca veio ao carnaval de Pernambuco, já que só esteve presente na homenagem aos 100 anos do frevo realizada na semana pré-carnavalesca de 2007. Desta vez, ela se apresenta no Marco Zero (segunda) eno Ibura (terça).

De acordo com André Brasileiro, coordenador geral do evento, a idéia de reunir artistas em encontros no palco foi mantida e fortalecida. Fernanda Abreu, Nina Becker, Marina de la Riva, Jorge Mautner e Nelson Jacobina estão entre os que participam deste tipo de show, sem fazer suas apresentações completas.

"Manu Chao só vai fazer um show com sua própria banda, em Nova Descoberta", destaca Renato L, secretário de Cultura, para demonstrar que os palcos da periferia também são privilegiados com as grandes atrações. Além desta apresentação, o cantor franco-basco só canta com a banda Mundo Livre S/A, domingo, no Marco Zero, também com participação do ucraniano Eugene Hutz, vocalista da banda Gogol Bordello e ator principal do filme Sujos e sábios, dirigido por Madonna.

No Rec Beat (Cais da Alfândega), Afrika Bambaataa (EUA), um dos fundadores do hip hop, é a grande atração internacional, ao lado de Desorden Público (Venezuela), Bomba Estéreo (Colômbia) e Original Hamster (Chile). Entre os estrangeiros, também está na programação a Steel Band, de Cuba, que toca na Várzea. No Polo Afro (Pátio do Terço), apesar do sucesso do show da paulista Planta & Raiz ano passado, a noite do reggae não vai contar mais com atrações de fora.

Jorge Mautner e Nelson Jacobina, autores de Maracatu atômico, apresentam o projeto Kaosnavial, acompanhados pelo Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e pelo Mestre Zé Duda, segunda, na Praça do Arsenal. A cantora Pitty vai fazer shows apenas em Casa Amarela e Jardim São Paulo. Na Várzea, as maiores atrações são Lenine, Antônio Carlos Nóbrega e DJ Dolores. Ainda não foi desta vez que o brega contemporâneo foi contemplado, mas Reginaldo Rossi canta em Chão de Estrelas e Jardim São Paulo. Além de Manu Chao, Nova Descoberta recebe Leci Brandão e Cordel do Fogo Encantado.

A programação foi anunciada em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem, no Clube das Pás, que acaba de ser revitalizado com apoio da prefeitura. Na ocasião, o prefeito João da Costa afirmou que o orçamento geraldo carnaval ainda não está fechado, pois a captação continua em andamento junto à iniciativa privada. Ele disse ainda que a prefeitura financia 70% dos custos e o restante (30%) fica para os patrocinadores. "Nossa meta é gastar 30% a menos que em 2008, pois a experiência acumulada ao longo dos anos nos faz buscar mais eficiência com menos gastos", defendeu. No ano passado, os recursos municipais ultrapassaram R$ 30 milhões.

A programação da tenda eletrônica também foi anunciada, com DJs como Remy KK (França), Joel (Alemanha) e Original Hamster (Chile), além de desfiles de moda com Baltazax (Cássio Bomfim), Ballux (Germana Uchoa e Cecília Montenegro), Ímã de Doido (Maria Esther) e Carol Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário