08/01/2009 - Nesse Instante
O turista que escolheu a tranquila capital sergipana como refúgio para passar as festas de final de ano em 2008 não se decepcionou. Além das belezas naturais oferecidas pela cidade de Aracaju, os pontos turísticos este ano estão mais iluminados e convidativos. É que o projeto Natal de Luz 2008, lançado em novembro desse ano pelo prefeito Edvaldo Nogueira, iluminou localidades como a Orla de Atalaia, o Parque Augusto Franco (Sementeira) e monumentos históricos do Centro.
A capital brasileira da qualidade de vida se preparou antecipadamente para o verão 2008 e já colhe os frutos do investimento. O cenário encontrado diariamente nas ruas, praças, praias e parques de Aracaju comprova que a cidade entrou de vez na rota do turismo brasileiro de lazer. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/SE), os hotéis localizados na orla de Atalaia já estão 100% ocupados; e os hotéis e pousadas fixados em outros lugares da capital já alcançaram a margem de 95% de ocupação, antes mesmo da chegada do ano novo. A presença antecipada de turistas tem agradado os donos de bares e restaurantes da orla, que começaram a recolher os lucros antecipadamente.
De acordo com o comerciante Hamilton Santana, proprietário de um restaurante típico na ‘Passarela do Caranguejo' há dez anos, este movimento de turistas é inédito. "Nós verificávamos um movimento maior depois do ano novo, e este ano os turistas começaram a chegar antes do Natal. Eu atribuo isto à saturação dos outros roteiros turísticos nordestinos, que nesta época apresentam praias lotadas e engarrafamentos. A tranqüilidade da nossa capital sergipana tem servido cada vez mais de atrativo para quem quer curtir belas praias de água morna e uma excelente comida típica, sem clima de correria.", opina.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o desembarque diário de passageiros no período das festas de final de ano no aeroporto Santa Maria recebeu um acréscimo de 8% em relação aos outros meses do ano. Isso significa que 1.080 pessoas estão desembarcando todos os dias na cidade para aproveitar o verão e as festividades como Pré-Caju e Projeto Verão 2009, atraídas pelas belezas naturais, a tranqüilidade e o bem-estar de Aracaju.
O turista César Augusto Delgado, proveniente do município de Araguaína (TO), visita o Estado de Sergipe pela primeira vez e destaca que a capital sergipana reúne vantagens de cidade pequena e oferece, ao mesmo tempo, todas as possibilidades de uma capital. "Aracaju é uma cidade acolhedora, as pessoas sabem nos receber, e o clima é fantástico. Já tivemos a oportunidade de conferir as luzes de Natal, que inspiram o turista a conhecer os pontos turísticos. Eu e a minha família passaremos a virada do ano aqui e pretendemos voltar muitas outras vezes", comemora.
Para a família de Ari Rocha, oriunda do Estado da Bahia, a escolha de passar o Réveillon na cidade de Aracaju ao som de Maria Rita, Alexandre Pires e Cartel de Bali foi de última hora. No entanto, a garantia de encontrar um ambiente favorável e seguro para o descanso não deixou dúvidas quanto ao destino escolhido. "Aracaju é uma cidade pequena, tranqüila e organizada, repleta de pessoas bonitas. Para esta cidade só tenho elogios", afirma o baiano.
Tradicionalmente encerrado hoje, terça-feira, Dia de Reis, o Projeto Natal de Luz 2008 vai continuar até domingo iluminando e embelezando pontos turísticos, ruas, avenidas, parques, pontes e praças de todas as partes da cidade. A decisão de estender a decoração natalina por mais alguns dias se justifica pelo sucesso e pela repercussão das luzes entre os turistas e a população em geral. Com isso, a Prefeitura pretende a cada ano investir mais nesse projeto para tornar Aracaju uma referência nacional em turismo de final de ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário