sexta-feira, 8 de março de 2013

Casa de shows Miranda comemora aniversário com show de Maria Rita

Cantora apresenta seus sucessos no formato piano e voz.

O Globo - Leonardo Lichote (Email) Publicado: 8/03/13 - 7h00 Atualizado: 8/03/13 - 7h00



Maria Rita. Em palcos como a Miranda, diz, “a relação artista-plateia fica crua”
Foto: Leonardo Aversa/ 31-7-2012
Maria Rita. Em palcos como a Miranda, diz, “a relação artista-plateia fica crua” Leonardo Aversa/ 31-7-2012

RIO - Em março de 2012, a estética rascante do show “Recanto ao vivo”, de Gal Costa, inaugurava a Miranda. Agora, a casa de shows localizada no complexo do Estádio de Remo da Lagoa celebra seu primeiro aniversário com outra voz feminina, mas numa sonoridade mais comportada. Maria Rita canta ali na sexta-feira e no sábado, às 22h, acompanhada apenas do piano de Thiago Costa, num repertório que passa por seus cinco álbuns.

— Foco um pouco mais no “Redescobrir” (disco ao vivo lançado no ano passado, no qual gravou canções do repertório de sua mãe, Elis Regina), já que é o show que está rodando no momento. O critério principal foi a adequação da canção ao formato piano e voz — diz a cantora. — Estudo a possibilidade de acrescentar uma música já cantada por mim mas nunca gravada. Confirmarei no dia do show.

Maria Rita — que ao longo de sua carreira já trafegou pela MPB jazzy, o samba, o pop — tem feito apresentações no formato reduzido desde 2012, em shows em espaços menores, como a Miranda. Palcos que trazem um desafio especial, acredita ela:

— É um exercício muito importante, intenso. A ausência de quaisquer outras ferramentas, seja espaço para expressão corporal, seja cenário, seja uma iluminação escandalosa, permite à plateia perceber o artista sob uma perspectiva diferente. A relação artista-plateia fica crua, escancarada pela aproximação física e, por causa disso, muito bela. E (o formato piano e voz) permite mostrar que (o artista) sabe o que faz, né? Mas há também o fato de se explorar divisões, já que não há instrumentos percussivos, timbres vocais etc. Há uma cumplicidade entre os dois músicos: é uma dança.

Três ideias para o novo CD

A cantora já tem algumas ideias sobre o próximo CD — “Elo”, seu álbum de estúdio mais recente, é de 2011.

— Penso em três projetos diferentes. Um deles, inclusive, já tem o show todo pronto na minha cabeça. Falta apenas a trilha, ou seja, o repertório, o disco. Confesso não saber ainda qual fazer primeiro! Isso contando apenas um projeto como intérprete. Tenho ainda outros sonhos. Sou absolutamente inquieta.

Entrando em seu segundo ano, a Miranda também tem o futuro próximo planejado.

— Dentro do projeto Terças Notáveis, novas séries estrearão nos próximos dias — conta a proprietária Ariane Carvalho. — Há parcerias previstas com a MPB FM, como gravação de programas e transmissões ao vivo. Estrearemos também o Miranda de Portas Abertas, noite semanal sem cobrança de ingresso que transformará a casa num antigo piano-bar. E teremos espetáculos de stand up comedy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário