terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Redescobrir repercutindo…

Site Oficial

A repercussão do lançamento de Redescobrir não pára. O CD e DVD estão nas listas dos produtos mais vendidos de várias lojas importantes. Na última semana, duas matérias bacanas foram publicadas.

No blog Notas Musicais, o jornalista Mauro Ferreira afirma:

“A gravação ao vivo do show, aliás, reforça a reverência absoluta com que Maria Rita aborda o fino cancioneiro de Elis, seguindo com total fidelidade a linha de interpretação de sua mãe ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, Rita se afirma como intérprete segura, brava, hábil no trato de músicas difíceis.”

E no blogUltrapop, o jornalista Pedro Alexandre Sanches analisa:

“A filha encara a obra da mãe com concentração e responsabilidade colossais. A mãe não vive mais, e a filha aceita, provavelmente não sem sofrimento, transformar-se no cavalo alado capaz de manter a proximidade entre a artista que já não existe no mundo e seus sempre resistentes, se não crescentes, admiradores”.

Leia matérias completas abaixo.

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira

'Redescobrir' celebra Elis com reverência sem jamais diminuir Maria Rita



Resenha de CD / DVD

Título: Redescobrir

Artista: Maria Rita

Gravadora: Universal Music

Cotação: * * * 1/2
Há certa má vontade da imprensa musical em relação ao lançamento em CD, DVD e blu-ray (este nas lojas a partir de 18 de dezembro de 2012) de Redescobrir, o show - originalmente intitulado Viva Elis - em que Maria Rita celebra a vida e a obra de sua mãe Elis Regina (1945 - 1982). Efeito provável de a cantora ter sempre afirmado em entrevistas que não iria registrar o espetáculo concebido para ter somente uma apresentação restrita a convidados e cinco apresentações gratuitas, feitas ao ar livre, em espaços públicos. Pois o tributo acabou gerando turnê e virou disco.

Que deixa estacionada a obra fonográfica de Maria Rita, é verdade, mas que nem por isso deixa de reiterar a grandeza da cantora. São poucas as intérpretes capazes de encarar 28 músicas já gravadas com o padrão Elis Regina de qualidade sem sair do tom (geralmente alto). Maria Rita é uma delas. Talvez seja mesmo a única por força do d.n.a. - e o fato é que, mesmo fora do contexto original e da atmosfera de emoção que cercou a estreia nacional do show em março de 2012, a gravação ao vivo de Redescobrir preserva grande parte de sua força, apresentando às novas gerações um repertório de alto nível que transita entre samba, samba-canção, bolero, samba-jazz e canção.

Por si só, a seleção das músicas já diz muito sobre a importância e o legado de Elis. Pena que os textos ditos por Maria Rita ao longo do show - para contextualizar parte deste cancioneiro - tenham sido suprimidos na edição do CD e DVD Redescobrir (há somente um texto escrito ao fim do DVD e, nos extras, algumas falas de Maria Rita sobre a homenagem).

Sem os textos originais do roteiro, nem todos os ouvintes vão entender que o samba-canção Vida de Bailarina (Américo Seixas e Dorival Silva, 1953) - cantado em clima que evoca a noite dos dourados anos 50 - tenha sido alocado no roteiro para lembrar a influência que a intérprete original do tema, Ângela Maria, exerceu sobre Elis no começo da carreira da Pimentinha.

E por falar em referências, a mais explícita de Elis em Redescobrir é a inserção do sample de sua gravação de Imagem (Luiz Eça e Aloysio de Oliveira, 1967) no meio do registro de Maria Rita, que canta este tema do pianista Luiz Eça (1936-1992) com os versos escritos por Ronaldo Bôscoli (1928-1994) para a abertura do programa O Fino da Bossa e gravados por Elis no álbum Dois na Bossa nº 3 (1967), e não com a letra mais conhecida de Aloysio de Oliveira (1914 - 1995), creditado erroneamente no lugar de Bôscoli na ficha técnica de Redescobrir. Imagem aparece já na abertura do show, como ode ao canto e à comunhão do cantor com o público, altamente receptivo a esse tributo extremamente reverente.

A gravação ao vivo do show, aliás, reforça a reverência absoluta com que Maria Rita aborda o fino cancioneiro de Elis, seguindo com total fidelidade a linha de interpretação de sua mãe ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, Rita se afirma como intérprete segura, brava, hábil no trato de músicas difíceis.

Enfim, Redescobrir está nas lojas, já alvo de amores e ódios. Necessário para uns, oportunista para outros, o tributo de Maria Rita a Elis Regina Carvalho Costa divide opiniões, mas a grandeza das cantoras, mãe e filha, permanece inquestionável. A imensidão de Elis jamais diminui o tamanho de Maria Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário