quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BossaCucaNova cai no samba com Elza, Maria Rita e Teresa no quinto CD

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira

 
Aos 15 anos, o trio BossaCucaNova - formado em 1997 no Rio de Janeiro (RJ) pelo tecladista Alexandre Moreira, o DJ Marcelinho Da Lua e o baixista Márcio Menescal - cai radicalmente no samba em seu  quarto álbum de estúdio, Nossa Onda É Essa!, lançado pela gravadora Coqueiro Verde neste mês de novembro de 2012. Cada uma das onze faixas do quinto título da discografia do grupo - que inclui um registro ao vivo de show lançado em CD e DVD - apresenta um convidado.
 
Maria Rita dá voz à abordagem - em ritmo de samba-jazz - de Deixe a Menina, samba lançado por Chico Buarque em 1980 e turbinado no registro do BossaCucaNova com o toque do trio do pianista carioca David Feldman, incensado no circuito de jazz por sua criatividade nos improvisos.
 
Elza Soares põe sua ginga em A Pedida É Samba (Roberto Martins e Jair Amorim), música que deu título ao álbum lançado em 1961 pela cantora paulista Isaura Garcia (1919 - 1993).
 
Já Teresa Cristina revive Deixa pra Lá, samba de Leci Brandão, lançado pela compositora carioca em seu segundo álbum, Questão de Gosto (1976).
 
Espécie de vocalista honorária do trio, Cris Delanno participa de três faixas.
 
Delanno faz dueto com Martinho da Vila em Segure Tudo (samba da lavra do próprio Martinho, lançado pelo compositor em 1971), canta Balança (Não Pode Parar!) - tema inédito de autoria do trio - e segue o Monobloco na regravação de Tô Voltando (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro, 1979), faixa gravada com a adesão de Roberto Menescal. No time masculino, Moska celebra a cidade natal do trio carioca em Rio de Inspiração. Os versos do inédito tema foram escritos por Moska a partir de melodia do BossaCucaNova. Emílio Santiago põe sua voz aveludada em É Preciso Perdoar (Carlos Coqueijo e Alcivando Luz, 1967). Já Wilson Simoninha aparece em dose dupla. O cantor abre Nossa Onda É Essa! cantando Adeus, América (Geraldo Jacques e Haroldo Lobo, 1948) - samba lançado nas vozes emblemáticas do conjunto Os Cariocas - no toque do violão de Oscar Castro Neves. Sete faixas depois, Simoninha reaparece como vocalista convidado de Waldomiro Pena, tema composto por Jorge Ben Jor em 1979 para a abertura de série de TV estrelada pelo ator Hugo Carvana. É o BossaCucaNova na (eterna) onda do samba!
 
Nota do Blog SempreMR: Veja abaixo a letra da canção Deixa a Menina - a qual Maria Rita canta com BossaCucaNova. 
 
Deixe A Menina - Chico Buarque
  Não é por estar na sua presença

Meu prezado rapaz

Mas você vai mal

Mas vai mal demais

São dez horas, o samba tá quente

Deixe a morena contente

Deixe a menina sambar em paz



Eu não queria jogar confete

Mas tenho que dizer

Cê tá de lascar

Cê tá de doer

E se vai continuar enrustido

Com essa cara de marido

A moça é capaz de se aborrecer



Por trás de um homem triste

Há sempre uma mulher feliz

E atrás dessa mulher

Mil homens, sempre tão gentis

Por isso, para o seu bem

Ou tire ela da cabeça

Ou mereça a moça que você tem



Não sei se é pra ficar exultante

Meu querido rapaz

Mas aqui ninguém

O agüenta mais

São três horas, o samba tá quente

Deixe a morena contente

Deixe a menina sambar em paz



Não é por estar na sua presença

Meu prezado rapaz

Mas você vai mal

Mas vai mal demais

São seis horas, o samba tá quente

Deixe a morena com a gente

Deixe a menina sambar em paz


Link: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/deixe-a-menina.html#ixzz2DVqR0LVe

Nenhum comentário:

Postar um comentário