segunda-feira, 15 de outubro de 2012

As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira

Rolling Stone - Edição Outubro de - 2012

Edição de aniversário de seis anos da Rolling Stone Brasil apresenta duas capas: Tim Maia e Elis Regina

Na edição de aniversário de seis anos da Rolling Stone Brasil, mantemos a tradição de apresentarmos as listas definitivas da música brasileira e mundial. Desta vez, o ranking, elaborado por um time de 60 especialistas, define quais são as 100 maiores vozes da história da nossa música.
O que é ter uma voz marcante? Naturalmente, qualidades como potências e afinação são bem-vindas. Mas muitas vozes transmitem emoção e expressividade, mesmo sendo fora do padrão. Nesta seleção de grandes vozes da nossa música, alguns cantores nacionais, dentre eles Caetano Veloso, Rita Lee e Seu Jorge, falam da sensação de apreciar seus intérpretes favoritos. Leia a seguir pequenos trechos dos depoimentos a respeito dos dez primeiros colocados. A íntegra está na edição de outubro da Rolling Stone Brasil, nas bancas a partir da próxima segunda, 15.



- Elis Regina


Por Maria Rita

"Minha mãe, absurdamente inteligente que era, soube ser repórter do seu tempo, de forma sensível, criativa e corajosa. Usou sua arte para acrescentar não apenas memória emotiva à vida das pessoas. Não se vê isso hoje em dia – até porque parece que ser engajado hoje é mal visto; os artistas estão engessados, preocupados demais com outras coisas, imagem, por exemplo. Eu inclusive. A sua compreensão das letras permitia sua interpretação ímpar – e isso também se dá ao seu senso crítico. Ela tinha essa necessidade de cantar, de se entender cantora, de se fazer ouvir, de falar."


Nenhum comentário:

Postar um comentário