sexta-feira, 22 de junho de 2012

Turnê da cantora Maria Rita chega a Belém e faz homenagem a Elis Regina

G1

É a segunda vez que a cantora se apresenta na capital paraense.
Maria Rita cantará apenas músicas que foram interpretadas por Elis.



















      

Maria Rita faz show em Belém no próximo sábado, 23 de junho. (Foto: Rubens Cerqueira)

Os paraenses vão poder conferir pela segunda em Belém o show de Maria Rita. A cantora brasileira que é dona de uma bela voz, marcante interpretação e forte presença de palco, se apresenta na capital paraense no próximo sábado (23). A turnê ‘Redescobrir’ traz repertório em homenagem a mãe da cantora, Elis Regina.

Com turnê desde março deste ano na estrada, é a primeira vez que Maria Rita se apresenta interpretando somente músicas cantadas por Elis Regina. Mas desde dezembro do ano passado a cantora vem trabalhando no show em homenagem a mãe. Para a concepção da turnê Maria Rita pensou em tudo, nos mínimos detalhes. Fez uma vasta pesquisa de repertório, pensou no roteiro, cenário, figurino e trabalhou os arranjos de cada letra durante um mês com seus músicos.

O resultado de tanta dedicação de Maria Rita e sua equipe será conferido por quem for ao show vê-la e ouvi-la interpretar de perto letras imortalizadas na voz da ‘pimentinha’ Elis Regina. Canções como Arrastão, Como Nossos Pais, Águas de Março, Fascinação, Alô Alô Marciano, O Bêbado e o Equilibrista, Madalena, Me Deixas Louca, e tantas outras que marcaram a carreira de Elis, e que emocionam o público até hoje, serão cantadas por Maria Rita.

A cantora

Nascida em 9 de setembro de 1977, Maria Rita, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano, iniciou sua carreira aos 24 anos. Estudou Comunicação Social e Estudos Latino-Americanos na Universidade de Nova Iorque, nos EUA.

Nos últimos anos, vêm brilhando no universo musical, se consagrando como novo ícone da MPB. Ganhadora de 6 prêmios Grammy Latino, incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação, também já ganhou edições do Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outras premiações nacionais. Maria Rita já vendeu 1,285 milhão de CDs e DVDs, somente no Brasil, com a discografia ‘Maria Rita (2003), ‘Segundo’ (2005), ‘Samba Meu’ (2007) e ‘Elo’ (2011).

Em entrevista para seu site, Maria Rita diz que não começou a cantar tarde, e sim que apenas foi difícil definir o que queria como profissão. “Você se achar no mundo é uma tarefa muito difícil”, disse a cantora. Por ser filha de dois grandes artistas da música popular brasileira, a filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, ouviu tanto que ela precisava cantar, que durante muito tempo resistiu aos encantos da música. “Encaro a vida como um grande processo feito de vários pequenos processos no caminho. Sempre quis cantar. Mas a questão não era querer. Era por quê. Não gosto de fazer nada sem ter um porquê. Fica mais fácil quando você tem um objetivo, uma meta. O motivo passou a existir quando percebi que ficaria louca se não cantasse”, explica Maria Rita.

Na hora certa Maria Rita resolveu fazer o que queria de fato e em 2002, antes de lançar seu primeiro CD, ganhou o Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, como Revelação do ano.

O primeiro disco, ‘Maria Rita’, foi lançado em 2003, e teve mais de 1 milhão de cópias vendidas, em todo o mundo. Em novembro de 2003 veio o DVD, que na primeira semana chegou a vender 180 mil cópias. Com tanto sucesso, CD e DVD foram lançados em mais de 30 países.

Carreira e prêmios

Mesmo com sua carreira lançada em meio a crise da pirataria, Maria Rita conquistou Disco de Platina Triplo e DVD de Diamante, no Brasil, e ainda CD de Platina, em Portugal. Com reconhecimento de público e de crítica, a cantora ainda ganhou grandes prêmios em 2004, como o Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português (‘A Festa’). O prêmio Faz a Diferença ( Jornal O Globo) também faz parte da carreira de Maria Rita. Ela ainda ganhou o troféu da categoria Melhor Cantora do Premio Multishow e tantos outros nas categorias Revelação e Escolha do Público.

Em setembro de 2005, chegou às lojas o novo trabalho de Maria Rita, 'Segundo'. O novo CD rendeu à cantora uma extensa turnê no Brasil e fora do país. Em 2006, com o CD 'Segundo', a cantora conquistou mais dois Grammys Latinos, de Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção Brasileira com 'Caminho das Águas' de Rodrigo Maranhão.

Em setembro de 2007, Maria Rita lançou o CD 'Samba Meu', seu terceiro trabalho. O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido. Em abril de 2008, a ABPD concedeu Disco de Platina à 'Samba Meu', pelas mais de 125 mil cópias vendidas do CD. O álbum também ganhou o prêmio de 'Melhor CD' no 15º Prêmio Multishow de Música Brasileira. Em seguida veio o DVD 'Samba Meu', em setembro de 2008, filmado ao vivo, no Rio de Janeiro.

O seu sexto Grammy Latino, como 'Melhor Álbum de Samba' veio em novembro com mais de 190 mil CDs vendidos de 'Samba Meu'. Em dezembro do mesmo ano, a cantora ganhou o DVD de Ouro pelas mais de 40 mil cópias vendidas.

A turnê de 'Samba Meu' foi até meados de 2010. Em seguida, um convite para uma mini-temporada na Europa fez com que Maria Rita montasse um novo show, com um repertório para piano-baixo-bateria-voz, de músicas que desejava cantar. A ideia foi boa demais que o show foi apresentado em vários estados durante um ano. O resultado do show 'sem nome' foi o CD 'Elo', lançado também em vinil, em setembro de 2011.

Serviço

O show da turnê ‘Redescobrir’, da cantora Maria Rita, acontece sábado, dia 23, às 22h, no Amazônia Hall, na Augusto Montenegro. Mais informações pelo telefone (91) 3248-3255.

Nenhum comentário:

Postar um comentário