sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pelo prazer de cantar ...

o popular


Maria Rita abre hoje a temporada de grandes shows na cidade de Goiás durante o 13º Fica, que traz ainda Manu Chao amanhã e Rita Lee no domingo.


A saudade falou mais alto e Maria Rita voltou aos palcos. A cantora – atração principal de hoje, às 22h30, da programação de shows do 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás (que receberá Manu Chao, amanhã, e Rita Lee, no domingo) – encerrou a elogiada turnê de seu último disco, Samba Meu, em abril de 2010. Desde então, ela tem se dedicado a projetos paralelos e ao quarto e esperado álbum (ainda sem previsão de lançamento).


Em maio – para reencontrar seus saudosos fãs – Maria Rita marcou despretensiosamente duas apresentações no Citibank Hall em São Paulo. A ideia era aproveitar que o show não fazia parte da divulgação de nenhum disco específico para cantar as músicas favoritas de seus três CDs de carreira, Maria Rita (2003), Segundo (2005) e Samba Meu (2007), além de canções inéditas e de trabalhos de amigos dos quais participou. A iniciativa deu tão certo que os ingressos logo esgotaram e foi preciso abrir uma sessão extra. É este show que Maria Rita traz para o Fica.

A apresentação tem a canção como foco e a voz como mais um instrumento em cima do palco. Acompanhada apenas de um trio composto por Thiago Costa (piano), Sylvinho Mazzucca (baixo acústico) e Cuca Teixeira (bateria), Maria Rita apresenta canções escolhidas a dedo, segundo ela por dois motivos: “são músicas que gosto de cantar e que me emocionam”, disse em entrevista ao POPULAR.


Repertório


Maria Rita escolheu canções que há muito não cantava, que tinha saudades. “Canções que canto pela casa, mas que não cabiam em ‘turnê de disco’. Canções que sei que o público gosta de cantar”, afirma. Músicas como Caminho das Águas (Rodrigo Maranhão), O Que é o Amor (Arlindo Cruz, Maurição, Fred Camacho), Num Corpo Só (Arlindo Cruz), Conceição dos Coqueiros (Lula Queiroga), Santana (Junio Barreto), Só de Você (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Encontros e Despedidas (Milton Nascimento e Fernando Brant), entre outras.

Apesar do tom despretensioso, não é de se esperar que Maria Rita improvise no palco. Perfeccionista, todas as músicas desde show especial seguem um roteiro que foi ensaiado até chegar no tom que agradasse os ouvidos mais exigentes. Filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, Maria Rita começou a carreira profissional aos 24 anos e já conquistou diversos prêmios, entre eles seis Grammy Latino. O primeiro CD lançado em 2003 vendeu mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo. A apresentação de hoje promete ser um reencontro da cantora com seus muitos fãs goianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário