quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sucesso do Rock in Rio está nos detalhes

19/05/10 - DN Cartaz

Nas vésperas da quarta edição do Rock in Rio Lisboa, que começa na sexta-feira, dia 21, no Parque da Bela Vista, o empresário brasileiro defendeu que o festival, tanto no Brasil, como em Portugal e na Espanha, "é um conjunto de detalhes".

"As pessoas me perguntam a receita do sucesso do Rock in Rio. Não tem uma receita, é detalhe. Eu vim de comunicação; aqui você tem que respeitar o público e as marcas que estão aqui, tem que fazer um projecto de alta qualidade", sublinhou Roberto Medina.

A quarta edição do Rock in Rio Lisboa decorrerá na sexta-feira, dia 21 e no sábado, dia 22, e nos dias 27, 29 e 30 deste mês, sempre no Parque da Bela Vista, um espaço ao ar livre, com capacidade para cerca de 90 mil pessoas e no qual estão instalados três palcos.

Nos cinco dias do evento estão previstos mais de 60 concertos em que participarão mais de uma centena de artistas portugueses e estrangeiros, entre repetentes e algumas estreias em solo nacional.

Na sexta-feira, um dos dias praticamente esgotados, a cabeça de cartaz é a cantora colombiana Shakira, que fechará a noite depois da estreia em Portugal do músico norte-americano John Mayer e da brasileira e repetente no RiR Lisboa Ivete Sangalo.

A fadista Mariza terá honras de abertura do Palco Mundo às 19:00.

Na sexta-feira estão ainda previstas actuações, no palco Sunset e tenda electrónica, dos Oquestrada, Boss Ac, Azeitonas e António Zambujo, Deadmau5 e Calvin Harris, entre outros.

No sábado, o destaque vai para o regresso de Elton John e para a nova reunião, a convite da organização do RiR, dos Trovante, projeto de Luís Represas e João Gil que teve sucesso na música portuguesa, sobretudo nos anos 1980.

No palco Sunset assistir-se-á ao encontro entre Rui Veloso, a cantora brasileira Maria Rita e o conterrâneo Toni Garrido, e a uma actuação de Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, e da fadista Mariza.

Na semana seguinte, tocarão, entre outros, Muse, Miley Cyrus, Rammstein, Snow Patrol, Motorhead, Amy Mcdonald, Jorge Palma & Zeca Baleiro.

Ao longo das três edições anteriores, a organização tem vindo a defender que o festival Rock in Rio é sobretudo um convívio social, um espaço de diversão para o público, no qual os concertos são apenas um dos detalhes.

É por isso que quem pagar os 58 euros para aceder ao Parque da Bela Vista poderá encontrar um conjunto de actividades de diversão, como uma montanha russa, com 400 metros de pista, uma roda gigante com capacidade para 120 pessoas, um elevador de queda livre e uma pista de slide.

O Rock in Rio aconteceu pela primeira vez há 25 anos no Rio de Janeiro, no Brasil.

Desde essa primeira edição, o festival expandiu-se para Lisboa e para Madrid, há planos para uma futura edição na Polónia e um regresso ao Rio de Janeiro em 2011 para um local fixo onde se instale uma nova "Cidade do Rock".

Um estudo encomendado pela organização do festival à Universidade Católica dá conta que a edição de 2008 gerou mais de 63 milhões de euros de receita para Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário