quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Coração brasileiro

27/01/10 - Diário do Nordeste

Gravado em maio de 2008, o primeiro DVD de Fabiana Cozza só foi lançado agora, em especial de fim de ano da TV Cultura. Síntese de "O samba é meu dom" (2004) e "Quando o céu clarear" (2007) e com Rappin´ Hood, Maria Rita e o coreógrafo Irineu Nogueira, o show no Auditório Ibirapuera demonstrou a força do canto da paulistana. Atuando junto a Jane Duboc e Eduardo Gudin e em musicais como "Os Lusíadas" e "Aquarelas de Ary Barroso", nos anos 90 e 2000, Fabiana dividiu com Alaíde Costa, Célia, Milena e Cida Moreira o projeto "Elas cantam Paulinho da Viola", lançado ano passado. Sua interpretação para "Tudo se transformou", "Timoneiro" e "Coração leviano", esta com Célia, atestou seu talento.

Nos extras, "Raízes" ressalta a trajetória da cantora, entre seus pais, Maria Inês e Oswaldo dos Santos, tetracampeão de samba-enredo da Camisa Verde e Branco. Foi entre a escola e a boemia da Vila Mariana que Fabiana se entrosou com o samba, a música. Sambando ao pandeiro e na palma da mão, ela recebe as bênçãos de Luizinho 7 Cordas, Ione Papas, Célia e Luiz Carlos da Vila, numa roda de samba que tem ainda Rodrigo Campos e Marcos Paiva, respectivamente cavaco e baixo de sua banda, completada por Douglas Alonso (percussão), Renato Epstein (violão), Celso Almeida (bateria) e Edson Sant´anna (piano e escaleta). Em outros momentos, Dona Ivone Lara também lhe abençoa, enquanto o pianista cubano Yaniel Matos exorta sua latinidade, seu "feeling", "sentimiento". Ainda no bônus, uma homenagem a Elis com o Zimbo Trio ganha depoimentos do pianista Amilton Godoy e do batera Rubinho Barsotti.

Feeling suburbano

Com a mesma naturalidade com que, ainda nos extras, caminha até o Ó do Borogodó, reduto do samba em Vila Mariana, onde se apresenta informalmente, Fabiana solta a voz no Auditório. Mesmo que ela respire, dance, interprete sua latinidade e sua africanidade com certa dramaticidade em "Xangô te Xinga" (Leandro Medina) ou "Canto de Ossanha" (Baden/Vinicius), o samba é seu dom, como sugere o verso de Paulo César Pinheiro no fim do show. Aí, seu "feeling" respira à vontade, como em "Coisa Feita" (João Bosco/Aldir Blanc/Paulo Emílio), a pandeiro (Douglas) e voz. Ou em "Parte" (Pinheiro/Rubens Nogueira). No começo, chama para a roda com o baiano Roque Ferreira em "Incensa" e, com mais balanço, na faixa-título, que une amor, natureza, orixás.

Muito feeling também, em voz, fibra e piano, em "Não sai de mim", outra de Medina. Nesse clima, começa "Tendência" (Jorge Aragão/D. Ivone Lara), em que a banda chega mansa, sem embaraço. Fabiana recebe Rappin´ Hood no melhor momento do DVD: "Malandro" (Jorge Aragão/Jotabê) começa ao cavaco melódico de Rodrigo Campos e encontra, na boa, o "Suburbano" do Rappin. Depois, ao pandeiro, o rap "Axé", dele, chega ao "Andar com Fé" (Gil). Bonito encontro da brasilidade, da fé. Já o duo com Maria Rita em "Trajetória" e "Malandro Sou eu", ambas de Arlindo Cruz e Sombrinha, confirma que samba precisa de dom, suburbano dom. Lembrando o malandro Chico, suburbano é o coração brasileiro, de onde melhor música não há.

DVD
"Quando o céu clarear"
Fabiana Cozza
R$36,00
18 faixas
2009
LUA MUSIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário