terça-feira, 17 de novembro de 2009

Roteiros natalinos em SP começam 5 de dezembro; 25 milhões de lâmpadas enfeitarão a cidade

17/11/09 - O Globo

SÃO PAULO - A Ponte Estaiada, um dos cartões postais de São Paulo, será transformada em uma grande árvore iluminada e terá um Papai Noel, com cerca de 20 metros de altura. Na zona norte da capital, será realizada a Parada Momentos Mágicos Disney, com desfile de 400 personagens e 17 carros alegóricos que passearão pelas ruas. No Parque do Ibirapuera, a tradicional árvore de Natal terá 75 metros de altura. No meio da Represa de Guarapiranga, na zona sul, haverá outra, com 65 metros, além de queima de fogos.

A programação oficial do Natal na cidade de São Paulo foi anunciada nesta terça-feira pelo prefeito Gilberto Kassab. Pelo menos 4 mil postes e árvores serão iluminados e cenografados, contra 600 do natal passado. Dezenas de avenidas, com a Paulista, pontes, praças e monumentos também ganharão decoração. Serão 25 milhões de lâmpadas iluminando a cidade.A Fonte Multimídia, localizada no Lago do Ibirapuera, também terá programação especial para as festividades de fim de ano.

O Parque da Luz, região central, e o Parque do Povo, região de Pinheiros, serão palcos para atrações de Natal, entre elas shows musicais de Maria Rita e Padre Marcelo Rossi, como convidados. O local de fundação da cidade, o Pateo do Collegio, será cenário da Vila de Noel, uma reprodução da imaginação infantil do que seria a morada do bom velhinho. O Museu Paulista (Ipiranga) vai sediar a "Festa da Luz", um espetáculo de luzes com projeções que entrelaça a história da celebração do Natal à história das evoluções provocadas pela energia elétrica.

Para que a população possa visitar os principais pontos, a Prefeitura preparou novamente os Roteiros Natalinos. Com saída do Viaduto do Chá às 19h30m, até sete ônibus diários percorrerão pontos como o Centro e a Avenida Paulista. Os roteiros, a preços populares, têm cerca de três horas de duração e vão acontecer entre 5 a 23 de dezembro. Os ingressos começarão a ser vendidos a partir do dia 30 de novembro, na Central de Informação Turística (CIT) Olido (Av. São João, 473, das 9h às 18h, todos os dias). Ao todo, serão 90 ônibus e cerca de 4 mil lugares, o mesmo número do ano passado. O custo do passeio é de R$ 10.

Também está programado o Turismetrô de Natal, que acontecerá de 6 de dezembro a 3 de janeiro. São roteiros especiais, incorporados ao já consagrado projeto da SPTuris em parceria com o Metrô, que utilizam a rede metroviária. São passeios com saídas aos domingos, às 9h e às 14h, e o custo são apenas os bilhetes de metrô. Guias bilíngües acompanharão grupos de até 25 pessoas.

Todo o calendário de Natal da capital paulista, desde as atrações do Natal Iluminado até a programação do restante da cidade - nos shopping centers, bazares, hotéis, ceias de natal, presépios, pacotes turísticos etc -, estará reunido no site http://www.cidadedesaopaulo.com/natal/, que ainda será interativo: os internautas poderão postar mensagens e fotos de decoração de Natal. O endereço eletrônico estará no ar a partir de 1º de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário