quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ed Motta de volta à pista

IstoÉ Gente

Projetado em 1988 como cantor de funk e soul, Ed Motta foi progressivamente sofisticando seu som e se afastando da atmosfera dos bailes da pesada ao longo destes 21 anos, a ponto de ter lançado discos de tonalidades jazzísticas e repertório instrumental.

Contudo, ele continua fiel aos sons da música negra norte-americana, como comprova "Mensalidade", uma das 12 inéditas de seu décimo álbum, Piquenique. Trata-se de um disco dançante, cujo título já traduz a alegria que pontua o repertório.

Dá para reconhecer o Ed dos primeiros tempos no tema que dá nome ao CD, por exemplo. A novidade é que, nessa volta à pista, o cantor estreia parceria com Edna Lopes, sua mulher há mais de dez anos. Até então responsável apenas pelos projetos gráficos dos discos do marido, Edna se apresenta como letrista em nada menos do que 11 das 12 músicas de Piquenique.

A exceção é "Nefertiti", que tem versos escritos por Rita Lee no mesmo espírito jovial de suas duas parcerias anteriores com Ed, "Fora da Lei" (1997) e "Colombina" (2000). Se o tom é o mesmo, a melodia é menos inspirada. Piquenique conta também com a participação de Maria Rita.

A cantora é a convidada de "A Turma da Pilantragem", faixa em que Ed presta suingante tributo ao som que ampliou a popularidade de Wilson Simonal (1938-2000) nos anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário