sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Buena Vista Social Club faz show amanhã na Mimo

04/09/09 - Diário de Pernambuco

Um dos grupos mais tradicionais de Cuba, o projeto Buena Vista Social Club, faz apresentação amanhã (05), no palco da Praça do Carmo, em Olinda, às 21h30. Os doze músicos estão pela primeira vez no Nordeste para participar da Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo).

Durante entrevista coletiva nesta manhã, em um hotel de Olinda, eles falaram sobre a admiração pela música e cantores brasileiros. “Ouvimos muito Tom Jobim, Maria Rita, Gal Costa, Ernesto Pascoal, Lenine e Leila Pinheiro. São músicos que nos inspiram”, disse a integrante mais jovem do Buena Vista, a vocalista Idania Valdes, 27 anos.

Com dois CDs e um DVD gravado ao vivo em Nova Iorque, o projeto já vendeu cerca de 10 milhões de cópias em todo o mundo. O show de amanhã terá duração de 1h45. Além da mais tradicional música cubana clássica, o repertório vai contar com canções brasileiras. “Vamos cantar bossa nova e MPB”, adiantou o percursionista Amadito Valdes, mais conhecido como “a baqueta de ouro do Buena Vista”.

A vocalista Teresa Caturla disse que é uma grande responsabilidade cantar para o público brasileiro. “Nós temos que mostrar a nossa música, nossa cultura. Principalmente porque estamos fora de Cuba”, afirmou. Idania acrescentou que fazer um show ao ar livre é mais animado que um dentro de uma casa de espetáculos. “Numa casa fechada, as pessoas ficam sentadas. Na rua, as pessoas estão em pé e podem interagir com a música dançando”, contou.

Idania, que é filha do percussionista Amadito, acredita que a semelhança com o pai facilita na hora de cantar. “Somos muito parecidos. Inclusive fazemos aniversário na mesma data. Eu confio muito nele e isso me deixa a vontade”, explicou. Ela descreveu que fazer parte do grupe é “experiência incrível”. “Aprendo muito com eles”, concluiu. Idania revelou que gostaria de voltar ao Brasil para fazer um show solo.

De Olinda, o projeto Buena Vista Social Club segue para Salvador, na Bahia, onde fará duas apresentações no próximo domingo (06).

A programação comleta da Mimo no site www.mimo.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário