terça-feira, 4 de agosto de 2009

Maria Rita canta em Albufeira, para encantar o Algarve

04/08/09 - HardMusica

A cantora brasileira Maria Rita aceitou o desafio da Orquestra Jazz de Matosinhos e veio participar em dois concertos em Portugal acompanhada pela big band dirigida por Carlos Azevedo e Pedro Guedes – no dia 1 de Agosto na Marginal de Matosinhos, e a 5 de Agosto em Albufeira, no Grande Real Santa Eulália Resort, no âmbito do projecto Allgarve.

O programa dos concertos é preenchido por cerca de uma dezena de temas, quase todos incluídos nos três discos de Maria Rita (“Maria Rita”, de 2003, “Segundo”, de 2005 e “Samba meu”, de 2007), com arranjos originais para big band a cargo de Pedro Guedes.
As canções a interpretar por Maria Rita são da autoria de compositores brasileiros como Milton Nascimento, Edu Lobo, Chico Buarque, Jean Garfunkel, Rita Lee, Marcelo Camelo, Caetano Veloso ou Rodrigo Maranhão, com uma única excepção, o tema “Soledad”, do cantautor uruguaio Jorge Drexler.

Filha do pianista César Camargo Mariano e da lendária Elis Regina, Maria Rita iniciou-se relativamente tarde nas lides profissionais como cantora, com 24 anos.
Mas o seu primeiro disco, lançado em 2003, afirmou-se imediatamente como um fenómeno de popularidade no Brasil e em mais de trinta países, tendo arrecadado inúmeros prémios e vendas muito superiores a um milhão de cópias. Sendo praticamente impossível falar de Maria Rita sem nos lembrarmos de sua mãe, a malograda Elis Regina, da qual, de resto, herdou um extraordinário instrumento vocal e uma enorme intuição musical, Maria Rita tem sabido impor-se através dos seus méritos pessoais.

A Orquestra de Jazz de Matosinhos, considera esta prometedora colaboração com Maria Rita como mais um passo na sua estratégia bem sucedida de se associar a intérpretes, instrumentistas e maestros de grande qualidade. Liderada por Carlos Azevedo e Pedro Guedes, a Orquestra de Jazz de Matosinhos é a mais consistente big band de jazz portuguesa, apostada em construir um repertório próprio e já reconhecida nos meios mais exigentes do jazz mundial, como o prova a participação em vários concertos em Nova Iorque, no mítico Carnegie Hall, em Julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário