quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Maria Rita canta clássico da música americana

Canção faz parte do álbum Nego, que traz versões em português de canções americanas compostas por judeus. CD ainda tem a participação de Gal Costa, Seu Jorge, Erasmo Carlos, João Bosco, entre outros

25/08/09 - Época

A cantora Maria Rita está há dois anos fazendo shows do seu disco dedicado ao samba. Mas no CD Nego, que traz versões de grandes clássicos americanos, a cantora aparece de uma maneira bem diferente. Ela empresta sua voz ao clássico Bewitched, Bothered and Bewildered (Richard Rodgers e Lorezn Hart) - gravada por nomes como Ella Fitzgerald, Doris Day, Frank Sinatra e Barbra Streisand - que em português ganhou o nome de Encantada. Bem à vontade, a cantora mostra sensualidade ao narrar a aventura romântica com um cara “meia boca”, como diz a versão assinada por Carlos Rennó, autor de quase todas as letras do álbum.

O projeto tem arranjos assinados por Jacques Morelenbaum. Todas as composições foram feitas por judeus entre as décadas de 1920 e 1950. “A maior parte dos grandes compositores de canção norte-americana da primeira metade do século 20 eram judeus”, diz Rennó, na apresentação do CD. Entre os escolhidos, nomes como Richard Rodgers e Lorenz Hart, Irving Berlin, Harold Arlen, Jerome Kern e Oscar Hammerstein e George e Ira Gershwin.

"Over the rainbow" virou Mais além do arco-íris na voz de Zélia Duncan. Strange Fruit aparece como Fruta Estranha e é interpretada por Seu Jorge.

O letrista afirma que fez questão que as canções ganhassem a ginga brasileira. A faixa que mais reflete essa intenção é a que dá nome ao CD e é cantada por Paula Morelenbaum. Nego é a versão de Lover (Richard Rodgers e Lorenz Hart) e, de fato, ganhou a cadência de um samba brasileiro.

Nego ainda traz outras gratas surpresas. Erasmo Carlos aparece como intérprete de Verão/Summertime, um clássico dos irmãos Gershwin. Xodó por ti, versão de I’ve got a crush on you, traz Elba Ramalho acompanhada pela sanfona de Dominguinhos e o piano de João Donato.

Gal Costa - que desde 2005 está afastada dos estúdios - canta Meu Romance, uma versão de My Romance (Richard Rodgers e Lorenz Hart). A música aparece em duas versões, em uma delas Gal divide os vocais com o conterrâneo Carlinhos Brow.

O show de lançamento do CD ocorre no dia 31 de agosto, no Centro da Cultura Judaica, em São Paulo, com a presença de alguns dos artistas que participaram do disco, como Maria Rita, Seu Jorge, Gabriel o Pensador, Carlinhos Brown, Wilson Simoninha, Ná Ozzeti, Moreno Veloso e Paula Morelenbaum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário