segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Banho de cultura grátis em Matosinhos

02/08/09 - Matosinhos Online (Blog)

Acabei de chegar a casa, vindo do concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos com a Maria Rita. Um espectáculo fantástico e com milhares de pessoas a assistir, apesar de o tempo não estar nada agradável. Mais feliz fico quando, tal como eu fui com os meus filhotes, ver famílias inteiras a assistir, do avô ao neto.

Se hoje isto aconteceu com uma artista estrangeira e de sonoridade mais complexa, ontem tive o prazer de também assistir ao concerto dos Xutos & Pontapés em Leça da Palmeira e vi na mesma, milhares de pessoas, alegria e famílias inteiras do avô ao neto.

O mesmo que já aqui tinha referido em relação ao festival folclórico em Leça da Palmeira no fim de semana passado integrado na Festarte, a que também tive o prazer de assistir.

Já neste blogue abordei mais que uma vez, a minha aversão ao vereador da cultura no executivo actual da Câmara Municipal de Matosinhos. A minha aversão, prende-se a 2 motivos principais: 1º A Festa do Sr. de Matosinhos que o mesmo tem vindo a desvirtuar de ano para ano, sendo que neste momento, mais parece um acampamento do que uma romaria (que já foi a maior do país). 2º Motivo é o Constantino Nery. Os concertos que referi antes e o festival de folclore, mas posso ainda referir imensos outros casos como a "Conversa da Treta" em Lavra e muitos outros espectáculos que vão acontecendo no concelho e estão a abarrotar de gente. Dizia que estes eventos, provam que os matosinhenses, não são uns broncos que só querem "pimba" e quem entende um pouco de arte, sabe que não há artes menores como alguns caracterizam qualquer esboço artístico que tenha mais de 6 pessoas a admirá-lo. Mas os matosinhenses, também não são os "Intelectuais suburbanos, pseudo-deprimidos" com que pretendem manter o Constantino Nery.

Se foram os matosinhenses a pagar o espaço e se o mesmo é municipal, logo... Será deles. Não entendo porque o espaço tem uma dona que não está preocupada com as pessoas, está preocupada em armar-se em intelectual com o dinheiro dos outros. Os matosinhenses não gostam de espectáculos que não são para eles e os mesmos que dominam o Constantino, foram corridos do Porto por isso mesmo, querem espectáculos para meia dúzia e 7 espectadores já são demais. Então que paguem do bolso deles a arte(????) que fazem, porque os bons artistas, não vivem de esmolas, fazem-se pagar muito bem porque dão retorno. Enchem salas ou ruas e dão espectáculo a sério.

PS: O que escrevi acima, não retira o agradecimento pelos excelentes espectáculos que estamos a ter neste verão em Matosinhos e de forma gratuita. Parabéns por isso ao executivo municipal.

PS2: Perdoem-me os maus dotes de fotografo a que o telemóvel também não ajudou (A desculpa da ordem hehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário