segunda-feira, 13 de julho de 2009

TV Brasil Pantanal exibe especial do 6º Festival América do Sul

13/07/09 - CapitalNews

A TV Brasil Pantanal (canal 4 da TV aberta e o 15 na Net) exibe na quinta-feira (16) o especial gravado do 6º Festival América do Sul (FAZ), que aconteceu entre os dias 29 de abril a 3 de maio, em Corumbá. O programa vai ao ar às 19h30 e traz os melhores momentos do evento que contou com a participação de 10 países: Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Brasil, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia.

O registro também mostra o melhor o artesanato de cada país. Uma verdadeira viagem pelo continente, onde cada nação mostra a sua produção, com materiais e traços específicos. Em comum, as cores alegres e vibrantes. Na área de artes plásticas, o especial revela o trabalho do uruguaio Juan Muzzi, os croquis de Oscar Niemeyer, do processo de construção do Memorial da América Latina, além de uma exposição fotográfica retratando o olhar de sete fotógrafos sobre o Mercosul e uma mostra com obras de cinco artistas sul-americanos.

Destaque para Amir Haddad, um dos maiores mestres do teatro brasileiro, que lançou o livro com a história do “Tá na Rua” e fez um relato dos 30 anos de trabalho do grupo. Hildebranco Campestrini com a coleção completa da Vida e Obra de Hélio Serejo e Luis Alfredo Guimarães com o livro - Rio Paraguai.

O público vai conferir uma entrevista com representante da Central Única das Favelas (CUFA), que exibiu cinco filmes produzidos por jovens da periferia carioca. E com o estudante de cinema Essi Rafael Leal, representando a nova geração do audiovisual sul-mato-grossense. O programa registrou a participação da Companhia Anima, de Bauru e o Fulano de Tal, de Campo Grande e fez uma viagem pela pintura da América Latina do século XX, com obras selecionadas pela pesquisadora Fátima Casterán.

No 6º Festival da América do Sul, a música conseguiu romper todas as fronteiras. O telespectador poderá rever a participação dos grandes nomes da música popular brasileira que brilharam nos palcos de Corumbá: Maria Rita, Zeca Baleiro, Elza Soares, Paralamas do Sucesso e Luis Melodia.

Os ritmos de diversos países ressoaram pelas alamedas da cidade branca. Artistas peruanos dançaram ao som ancestral dos Incas, os argentinos mostraram o lamento do tango, os paraguaios fizeram uma releitura contemporânea das músicas folclóricas. Tudo isso poderá ser visto no programa, que mostra ainda Leon Gieco e Victor Herédia fazendo uma homenagem a Mercedes Sosa e o chileno Pedro La Colina com seus ritmos latinos. O programa está imperdível. Para quem foi ao Festival, uma oportunidade para matar as saudades, e para que não foi, uma boa mostra do que perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário