quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fundarpe divulga programação completa do FIG 2009

02/07/09 - Diário de Pernambuco

Dois festivais movimentarão Garanhuns, a 228 quilômetros do Recife, entre os dias 16 e 25 deste mês. Além do tradicional Festival de Inverno (FIG), que está em sua 19ª edição, a cidade recebe o Festival Pernambuco Nação Pernambuco também realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe). A expectativa da prefeitura local é que mais de um milhão de pessoas circulem durante os 10 dias dos eventos.

Este ano, o FIG homenageia o garanhuense Toinho Alves, falecido em 2008, integrante do Quinteto Violado, um dos mais importantes e influentes grupos musicais do Estado. O grupo faz o show de abertura na Esplanada Guadalajara, na quinta-feira (16). A noite contará com a participação do cantor Lenine e do Coral de Aboiadores de Serrita, além do show da cantora Maria Rita e do músico Paulinho Groove.

O cantor Lenine retorna aos palcos do FIG na terça-feira (17) para a apresentação do seu mais novo trabalho, o disco Labiata. A noite também contará com as apresentações de Leo Noronha, Lula Queiroga e da cantora carioca Fernanda Abreu. Já o sábado (18) contará com as apresentações de Alexandre Revoredo, do grupo Mombojó, da banda Cachorro Grande e da rainha do rock nacional, a cantora Rita Lee.

No domingo (19), o festival conta com as apresentações de Aldejan, Silvério Pessoa, além de um encontro de artistas dedicados à efervescência do frevo, com o projeto Astros e Estrelas do Carnaval, com as participações da Orquestra Popular do Recife, Claudionor Germano, Kelly Benevides, Expedito Baracho, Getúlio Cavalcanti, Nonô Germano, Coral Edgar Moraes, Beto Ortiz e o Bloco da Saudade. O show de encerramento da noite ficará por conta do músico Moraes Moreira, que tocará frevos no seu repertório.

A noite da segunda-feira (20), dedicada à música romântica, costuma atrair os maiores públicos da programação do festival e, neste ano, será embalada por Odair José e Paulo Diniz, além das apresentações da Orquestra Nostalgia e de Sílvia Machete. Na terça-feira (21), o festival faz sua reverência a um dos principais movimentos da cultura pop brasileira, a jovem guarda, com a presença marcante da cantora Wanderléa. Na mesma noite, também se apresenta a banda Del Rey, com releituras pops dos sucessos de Roberto Carlos, além da cantora Edilza e da Banda Flash.

Já à noite de quarta-feira (22), será exclusivamente pernambucana e contará com as apresentações do grupo Moendas de Pernambuco, dos Matingueiros, de Geraldo Maia e do Cordel do Fogo Encantado. Na quinta-feira (23), o festival homenageia os 15 anos do disco Da Lama ao Caos, com a apresentação da banda Nação Zumbi. A banda recebe no palco grandes nomes da música nacional como Otto, Fred 04, BNegão, Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes. Também farão show neste mesmo dia, o Terreiro Cibernético, a banda Cabruêra e a Orquestra Contemporânea de Olinda.

Na sexta (24), o grupo O Rappa encerra a noite, que será aberta com os shows de Os Valvulados, Andrea Amorim e Faces do Subúrbio. A noite de encerramento do festival (25) promete ser um dia de apoteose, com o samba-rock da banda Mundo Livre S.A., comemorando 25 anos de carreira ao lado de Otto e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Também se apresentam na mesma noite a cantora Michelly dos Anjos e Di Melo. Quem encerra a programação do festival é o cantor Jorge Ben Jor.

PAVILHÃO MUSICAL – Será montado no Parque Euclides Dourado, para abrigar, no mesmo espaço, o Palco Forró e o Palco Pop, que terão programações em horários diferentes para criar um ambiente com música durante quase toda a noite. Atrações de música independente abrirão a noite no Palco Pop, a partir das 19h, e atrações regionais encerrarão diariamente a programação do festival no Palco Forró, sempre a partir da meia noite.

A programação do Palco Pop, localizado no Parque Euclides Dourado, começa na sexta-feira (17), a partir das 19h. Quem faz a abertura oficial é a cantora garanhuense Karlla Rafaela, seguida de Tom Bloch, Nuda e DJ Dolores e Banda. No sábado (18), é a vez de se apresentarem Pernambuamba, Escurinho, Flor de Cactus, O Samba do Véio Mangaba e G.R. Bonsucesso Samba Clube. O domingo (19) é dia de Soul Blues, Jefferson Gonçalves, Pressão Sangüínea, Johnny Hooker e Candeias Rock City e AMP. Quem aparecer no parque na segunda-feira (20) vai conferir Hamma, Subinfected, Rabujos e Decomposed God. Instinct Noise, Moribundos, Vamoz! e Matalanamão são as atrações da terça-feira (21), já, na quarta-feira (22), sobem ao palco, Rogério e os Cabra, Ívano, Brasáfrica e Nzambi. A grade da quinta-feira (23) conta com os grupos PE-15, Confluência, Buquinha Dub e BNegão e Os Seletores de Freqüência. Na sexta-feira (24), a animação fica por conta de Gaiamálgama, Zé Manoel, Renata Rosa e Alessandra Leão, enquanto, no último dia, o sábado (25), haverá shows de Banda FDR, Media Sana, Siba e a Fuloresta e Profiterolis.

E também tem forró no FIG 2009. Entre os dias 17 e 25, sempre a partir da 0h, bandas pernambucanas se revezam no Palco Forró, localizado no Parque Euclides Dourado. Entre as atrações, destacam-se o Quarteto Olinda e João do Pife e Banda Dois Irmãos (17/07); Os Três do Cariri e Benedito da Macuca (18/07); Terezinha do Acordeom e Karolinas com K (19/07); Waldir Santos e Hebert Lucena (20/07); Maria Lafayette e Chá de Zabumba (21/07); Silveirinha (22/07); Orquestra Sanfônica e Chico Bala (23/07); Beto Hortis e Petrúcio Amorim (24/07); e Ivan Ferraz e Edmilson do Pífano (25/07).

ERUDITA - A Catedral de Santo Antônio, no centro de Garanhuns, já virou tradicional reduto da música erudita durante o Festival de Inverno. Entre os dias 17 e 21, acontece o Virtuosi na Serra, reunindo os melhores instrumentistas do mundo. Neste ano, o Conservatório Pernambucano de Música, a convite da Fundarpe, organizou uma programação de quatro dias, de 22 a 25 de julho, com atrações como a Orquestra Experimental de Câmara, o Trio Sonata e a Orquestra Barroca de Recife.

CULTURA POPULAR - Em 2009, as atrações de cultura popular vão ganhar mais destaque na programação do Festival de Inverno de Garanhuns, confirmando sua importância para a atual política pública do Governo. A linguagem contará com palco próprio e 8 dias de apresentações.

O Palco de Cultura Popular funcionará de 18 a 25 de julho, com até quatro atrações por dia, sempre pela manhã. O espaço funcionará na Avenida Santo Antônio, Centro, e receberá grupos de frevo de bloco, coco de roda, cavalo-marinho, ciranda, reisado, afoxé, maracatu, mazurca, pastoril, bandas de pífano, além de recital de literatura, em uma grande efervescência cultural. Destaque para as apresentações de Mestre Galo Preto, na segunda-feira (20); da Banda de Pífano Folclore Verde Castainho, do quilombo Castainho, de Garanhuns, no dia 23; e do Samba de Coco Raízes de Arcoverdeda; da Banda Musical Curica, pertencente à Sociedade Musical Curica, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e do Boi da Macuca, ambas no sábado (25).

CORTEJO - No domingo (19), dia dedicado ao frevo na Esplanada Guadalajara, com show de Moraes Moreira, a diversidade pernambucana ganha as ruas de Garanhuns, em um belo cortejo de cultura popular. Desfilarão pelas vias da cidade agremiações tradicionais do Estado: o Bloco Misto Banhistas do Pina; o bloco lírico Sintazul, de Paulista; o Bloco Carnavalesco Flor da Lira, do Recife, com quase 90 anos de história; o Clube Elefante de Olinda, um dos mais conhecidos do Carnaval olindense, fundadado em 1952; e os Bonecos Gigantes do Ziriguidum, de Arcoverde. Os componentes do cortejo partem do Parque Euclides Dourado, a partir das 21h, em direção à Guadalajara, onde saúdam o público da Esplanada.

INSTRUMENTAL – Assim como nos anos anteriores, o Palco Instrumental será montado no Parque Ruber Van Der Linden, conhecido como Pau Pombo. A noite de abertura do palco, a sexta-feira (17), contará com as participações de Orlito Blues Jazzísticos, do grupo A Trombonada e do violeiro Cacai Nunes. Grandes nomes da música instrumental nacional passarão pelo parque durante os nove dias de palco instrumental, entre elas a banda Estuário, o grupo Treminhão, o Quinteto Sopro Brasil e o Noise e Viola.

CINEMA – O público que for ao FIG 2009 ainda poderá conferir mostra especial de cinema, com exibição de lançamentos do audiovisual nacional e internacional, repetindo o sucesso do ano passado. A mostra, realizada em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ocorrerá no Cine Eldorado, de 17 a 23 de julho. A curadoria ficou por conta da equipe do Cinema da Fundaj, havendo selecionado produções para todas as idades. A exibição contará com 18 sessões, inclusive sessões infantis. O Cine Eldorado fica na Avenida Rui Barbosa, 1071, e conta com 200 lugares. A entrada é gratuita.

ARTES PLÁSTICAS – Onze projetos de artes plásticas estarão espalhados nas ruas de Garanhuns durante o FIG 2009. O público vai se deparar com performances e intervenções de diferentes artistas. Entre os nomes já confirmados, estão Braz Marinho Jr, que apresentará o projeto Processo Construtivo; Moacir Lago Jr. (O Plano Mental), o coletivo Plural Projetos e Produções Artísticas (Caleidoscópio); Carolina de Araújo (Atos Plásticos em um território Iluminado); Sebastião Antunes Cavalcanti (Mosaico de stencil nas ruas de Garanhuns); Charles Douglas Martins (Máquina do tempo); Bruna Rafaella (100 sentidos); Emanuel Silva de Oliveira (Desenhosonoropoético); Janaína Campos Branco (Para OLHAR de perto durante mais de meio segundo); Wilson Leonardo. Antunes (Farol); e Inaê Veríssimo do Nascimento (Seis cenários à procura de um personagem de Pirandello).

LITERATURA – A novidade na área de literatura para o FIG 2009 é a Casa da Palavra. O local irá receber quatro projetos, selecionados via convocatória: o recital de poesia Vozes Femininas, com Silvana Menezes, Biagio Picorelli e Mariana Nascimento, de 17 a 19, às 19h; a palestra A poesia medieval galego-portuguesa e a literatura de cordel, de Marcos Antônio Ferreira, no sábado (18), às 14h; o lançamento do livro Coletânea inédita de poesias cem poetas sem livros 100, no dia (21), às 19h; e o recital Literatura na Hora, de Sabrina Carvalho, que também acontecerá em vários pontos da cidade, em horários diversos, entre os dias 23 a 25. Neste último projeto, também está incluída a publicação de livretos, de artistas que passarem pela Casa, pela Editora Livro Papel Finíssimo.

Além da Casa da Palavra - que ainda abrigará sala de vídeo e áudio para quem quiser conferir poemas de escritores brasileiros – os amantes de literatura poderão conferir mais dois projetos: No cordão da poesia, do coletivo Unicordel, grupo de cordelistas pernambucanos, que passará pelo Palco de Cultura Popular, na sexta-feira (24), às 10h; e o recital de poesias Poetas de Quinta, de Demóstenes Félix, no Centro Cultural Alfredo Leite, na Praça da Estação Ferroviária, dia 20, a partir das 14h.

FOTOGRAFIA - A linguagem de fotografia foi contemplada com quatro projetos. Entre os selecionados, estão as mostras Pernambuco Nação Cultural, composta por 25 imagens de fotógrafos pernambucanos, como Marcelo Lyra, Mateus Sá, Beto Figueirôa e Roberta Guimarães, vencedores do 1º e 2º Concursos de Fotografia Pernambuco Nação Cultural; as exposições Simbiose, de Gabriel Costa, e Azul em Quadrado, de Maria Freitas; e a projeção Vídeofoto - ST, de Cristianne de Sá.

OFICINAS – O Festival Pernambuco Nação Cultural promove, além da programação artística englobando as diversas expressões culturais pernambucanas, a formação e capacitação da classe cultural com a realização de 17 oficinas de temáticas diversas, como dança e educação escolar, literatura de cordel, fotografia e poesia marginal. As oficinas serão realizadas de 20 a 24 de julho, entre 8h e 18h, na Comunidade do Castainho e na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). Os interessados devem fazer inscrição entre os dias 13 e 20 de julho, na Aesga.

ARTES CÊNICAS – A programação de artes cênicas do 19º Festival de Inverno estará dividida em três espaços de atividades: a Lona de Circo, o Palco de Dança, ambos montados no Parque Euclides Dourado, e o Teatro Luís Souto Dourado. Este ano, o festival recebe importantes companhias de teatro adulto, como a Companhia de Solos & Bem-acompanhados, que traz de Porto Alegre o espetáculo Sobre Anjos & Grilos: O Universo de Mário Quintana, além de espetáculos infanto-juvenis e circenses, como A Rádio do seu coração e o Circo Picolino. Os espetáculos de dança serão realizados no Pavilhão de Dança, montado no Parque Euclides Dourado. A programação contará com espetáculos nacionais como Suíte Funk, da Companhia de Dança Urbana do Rio de Janeiro, e o espetáculo Cantinho de Nós, de J Garcia Cia. de Dança, de São Paulo, além de espetáculos pernambucanos de referência, como Castanha sua cor, do Grupo Grial de Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário