quarta-feira, 17 de junho de 2009

Para subir a temperatura

16/06/09 - Folha de Pernambuco

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega a sua 19ª edição, que acontece entre os dias 16 e 25 de julho, com ares de principal polo da diversidade cultural do Festival Pernambuco Nação Cultural. Em entrevista coletiva realizada ontem, encabeçada pela presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, o festival começa a mostrar a forma que vai tomar, antecipando as atrações suas principais atrações musicais.

A edição 2009 homenageia o música garanhunense Toinho Alves, um dos fundadores do Quinteto Violado, falecido no ano passado. Por isso, na noite de abertura, a programação da Praça Guadalajara, maior espaço musical do FIG, a programação começa com o Quinteto recebendo Naná Vasconcelos e Maria Rita, em um show montado especialmente para o evento. Maria Rita fará seu show solo logo em seguida.

Uma das novidades dessa edição é o dia em homenagem ao Ano da França no Brasil. O dia 17, além de várias atividades voltadas para essa homenagem em todos os polos do FIG, o cantor Lenine vai receber um convidado francês - ainda a confirmar - para participar do seu show. A apresentação da Nação Zumbi, que se apresenta no dia 23, celebra os 15 anos do disco “Da Lama Ao Caos” e provavelmente vai contar com convidados especiais. Arnaldo Antunes é um dos nomes quase certos.

O palco dedicado à cultura popular também ganhará mais visibilidade, sendo montado na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade. A música instrumental também ganha destaque com um palco só seu. O espaço contará com um dia de programação dedicada à música erudita, organizado pelo Conservatório Pernambucano de Música que, a convite da Fundarpe, montou quatro dias de programação erudita na Cadetral de Santo Antônio.

O Parque Euclides Dourado, que nas edições anteriores tinha um espaço ocioso, sem muito aproveitamento, vai abrifar o Palco Forró e o Palco Pop, com programação em horários diferentes. A ideia é abrir espaço para a música independente e dar um gás na programação musical, para não ficar preso somente às atrações da Guadalaraja. Além disso, um palco foi reservado para abrigar os espetáculos de dança e uma lona de circo será montaga para receber os espetáculos circenses.

Principais atrações da Esplanada Guadalajara

16/07 (quinta-feira)
Quinteto Violado
Maria Rita

17/07 (sexta-feira)
Lenine

18/07 (sábado)
Rita Lee

19/07 (domingo)
Morais Moreira

20/07 (segunda-feira)
Odair José

21/07 (terça-feira)
Wanderléa

22/07 (quarta-feira)
A confirmar

23/07 (quinta-feira)
Nação Zumbi

24/07 (sexta-feira)
Mundo Livre S/A
O Rappa

25/07 (sábado)
Zeca Pagodinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário