sábado, 20 de junho de 2009

Há cinco anos, Festival de Inverno Bahia esquenta um frio que só Conquista tem no estado

20/06/09 - Jornal Feira Hoje

A intérprete Maria Rita se enganou quando a alertaram que em Vitória da Conquista fazia frio. Ela imaginou que a temperatura mínima deveria registrar 25ºC. Mas, a aproximadamente mil metros acima do nível do mar e a 509 quilômetros da capital da Bahia, Conquista, no sudoeste baiano, é uma das cidades mais frias do estado, registrando até seis graus no inverno.

Essa característica peculiar fez dela palco do maior evento musical do tipo no estado, o Festival de Inverno Bahia, que chega, em 2009, à sua quinta edição. De 21 a 23 de agosto, aproximadamente 70 mil pessoas devem curtir o evento no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. O festival é promovido pela TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia/Rede Globo, e pela Icontent, também da Rede Bahia. Já se tornou ponto de encontro de variadas tribos, passarela de tendências da moda, vitrine da culinária de inverno, palco de multilinguagens, fomentador de negócios na área de entretenimento e ponto de discussões e intervenções socioambientais.

Para celebrar os cinco anos, alguns dos nomes que sobem ao palco principal já foram confirmados, como o da musicista, cantora e compositora Mart’nália, filha de Martinho da Vila, e Biquini Cavadão, que fez um inesquecível e comentado show na primeira edição.

O surpreendente Carlinhos Brown, que foi porta- voz das primeiras atrações divulgadas para a festa, leva, para o festival, elementos pop-rock de um novo CD que está produzindo. Estreante, a banda mineira Skank, liderada pelo carismático Samuel Rosa, garante fortalecer, através de sua musicalidade, os traços mineiros presentes em Conquista.

Eles vieram!

Em mais de 120 horas de música, somadas as quatro edições, o Festival de Inverno trouxe à Vitória da Conquista grandes representantes da música nacional. No primeiro ano, Xangai exaltando a música regional, a diva Black Luciana Mello (que convidou o irmão Jairzinho para o palco), Barão Vermelho lembrando Cazuza, Zeca Baleiro acompanhado da percussionista Simone Soul, os hits de Nando Reis, o astronauta do Pato Fu, o reggae ascendente da Diamba, o romantismo de Jorge Vercilo e o Biquini Cavadão.

Em 2006 foi a vez do neotropicalismo de Vanessa da Mata, o punk-manifesto da Plebe Rude, outra vez a sucessão de hits de Nando Reis, as múltiplas facetas de Lenine, o romantismo cult do Los Hermanos, os versos eternos dos Engenheiros do Hawaii, o lifestyle carioca de Paulinho Moska, o casamento da bossa nova com a música eletrônica de Fernanda Porto e o magnetismo d’O Rappa.

Agosto de 2007 contou com a vibração de Charlie Brown Jr., os representantes da década de 80 Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Leoni e Ira!, o balanço black de Cláudio Zoli, o espírito rocker de Dani Carlos e novamente a soteropolitana Diamba.

Na última edição, o estourado Jota Quest, o samba de Maria Rita, os 25 anos de carreira de Frejat, a poesia musicada de Arnaldo Antunes, o rock baiano de Pitty, a leveza de Luiza Possi, a ferveção do Capital Inicial, o som do ex-guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, e a energia de Simone Sampaio.

Em 2009, há algo certo: as atrações principais e o público vão sacudir o mundo no singular Festival de Inverno Bahia. Para outras informações, acesse: http://www.festivaldeinvernobahia.com.br:4068/cms?cd=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário