terça-feira, 16 de junho de 2009

FIG anuncia as primeiras atrações

Diário de Pernambuco

Uma parte da programação do Festival de Inverno de Garanhuns foi divulgada ontem em entrevista coletiva realizada no Museu do Estado, no Recife, com a presença de representantes do governo de Pernambuco e da prefeitura do município agrestino.

Apenas 11 atrações foram anunciadas, todas com shows marcados para o palco da Esplanada Guadalajara. O evento ocorre de 16 a 25 de julho.

A programação de atrações principais da Guadalajara segue um perfil semelhante ao dos anos anteriores, com grandes nomes do pop nacional e da MPB. A cantora Maria Rita se apresenta na primeira noite, quando o músico garanhuense Toinho Alves também é homenageado em um show especial do Quinteto Violado, banda que integrava. Zeca Pagodinho encerra a programação no dia 25. Lenine (dia 17), Rita Lee (18), Moraes Moreira (19), Odair José (20), Wanderléa (21) e O Rappa (24) também estão confirmados.

Segundo Luciana Azevedo, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), os 11 nomes foram antecipados por solicitação da Secretaria de Turismo, mas ainda não há uma data prevista para o anúncio da grade completa, que inclui os outros palcos e também filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, oficinas e outras atividades culturais.

Também para a Guadalajara, ainda foram programados shows comemorativos das bandas Mundo Livre S/A (25 anos de carreira e 15 anos do primeiro CD, Samba esquema noise) e Nação Zumbi (15 anos do álbum Da lama ao caos), ambos com participações especiais, respectivamente nos dias 23 e 24. Apenas escalação da quarta-feira (22) não foi definida por enquanto. O show de Lenine faz parte da programação do Ano da França no Brasil e deve ter a participação de músicos estrangeiros. A sexta-feira será toda dedicada ao projeto, com artistas franceses também presentes nos outros palcos (não só de música).

Algumas mudanças na estrutura do festival foram antecipadas na coletiva. As principais ocorrem no Parque Euclides Dourado, que vai receber umanova ambientação projetada pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. A praça de alimentação será coberta e os polos de música pop e forró passam a dividir o mesmo palco, em horários diferentes (respectivamente à noite e de madrugada). Devido ao sucesso de público dos anos anteriores, as programações de circo e de peças de teatro infanto-juvenis serão ampliadas, agora com apresentações de manhã e à tarde.

O palco da cultura popular, na Avenida Santo Antônio, será ampliado. A partir deste ano, com mais espaço, os grupos folclóricos com maior número de integrantes não precisam mais se apresentar no chão. Na Guadalajara, uma área passa a ser reservada para a plateia que precisa se locomover em cadeiras de rodas. Na Catedral de Santo Antônio, como em 2008, a programação de música clássica é dividida entre convidados do Conservatório Pernambucano e do festival Virtuosi na Serra.

As demais atrações do Festival de Inverno são definidas por meio de editais públicos e passam por comissões de seleção formadas por representantes de cada área cultural e de todas as regiões de Pernambuco. Segundo Carlos Carvalho, diretor de políticas culturais da Fundarpe, há mais de 600 artistas inscritos apenas para música, que devem ser distribuídos entre todos os palcos e na quarta-feira da Guadalajara. "Em teatro, estão entre os concorrentes 66 peças de fora de Pernambuco, sem contar com as locais", exemplifica.

Durante o festival, em Garanhuns, ocorrem o 1º Encontro das Comissões Regionais de Cultura de Pernambuco e o Fórum Regional de Cultura do Agreste Meridional, além de atividades de outras secretarias estaduais, como o Fórum de Desenvolvimento Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário