quinta-feira, 16 de abril de 2009

Partido Alto na MTV: Arlindo Cruz fala sobre novo DVD e carreira

16/04/09 - MTV

Um dos maiores nomes do samba brasileiro acaba de lançar seu DVD "MTV ao Vivo". Para mostrar o novo trabalho, Arlindo Cruz se apresenta amanhã (17) e sábado (18) no Citibank Hall, em São Paulo. Durante o show, o público confere os maiores sucessos do cantor e compositor gravados não apenas na voz dele, como também de nomes como Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, que dão sua palinha no DVD. Arlindo começou a tocar ainda criança, tendo como padrinho o partideiro Candeia, e foi por 11 anos integrante do Fundo de Quintal. Confira a entrevista com o músico!

Portal - Eu gostaria que você falasse sobre essas parcerias que aconteceram durante o show, inclusive com seu filho...

Arlindo - Com o Zeca e a Beth tenho uma relação muito grande e íntima também. Sou cumpadre do Zeca, passo o Natal com a Beth... Sobre o nosso início de carreira, tanto eu quanto Zeca temos que agradecer à Beth, por todos os caminhos que ela mostrou pra gente, abriu pra gente, falando nosso nome, gravando com a gente, gravando nossas músicas. O primeiro samba do Zeca foi uma parceria comigo, já a primeira vez que ele gravou com a Beth foi música nossa... Sou padrinho do Luisinho, filho dele... Então, essa parceria estava óbvia, era clara. O mais recente é Marcelo D2, que já é meu amigo de ir para o Maracanã junto, para balada junto, pagode. Ele já me levou em batalha de MCs, já o levei no Império Serrano, que é minha escola, justamente pra fazer essa troca de informação e energia. Ele gosta de samba, somos amigos. D2 foi quem abriu as portas da MTV para mim, fazendo música e gravando clipe comigo. Acabou ficando óbvia minha parceria com ele. Também tem Dirceu Leite, com quem eu faço uma homenagem aos músicos brasileiros durante o show. Ele toca comigo há algum tempo. Tem ainda meu filho, que é minha herança, a esperança da continuidade do meu trabalho. Juntos, nós gravamos dois sambas-enredos da nossa escola.

Portal - Qual momento você destacaria durante a gravação do DVD?

Arlindo - Ah! Tem muita coisa boa, muita emoção. Eu gosto muito dessa parte do músico com o Dirceu, quando eu faço uma homenagem ao músico brasileiro e o público aplaude muito. O público, aliás, é fantástico em todos os momentos. A parte que o Zeca entra e conversa, faz um verso de improviso, também é marcante. As pessoas reagem como se estivessem numa roda de samba realmente. Também tem quando a Beth entra no palco. Ela entra com uma luz, muito bem vestida, roupa clara, contrastando com a nossa que está mais para o vermelho. Ela entra com uma luminosidade maravilhosa, cantando superbem. Foi um dia abençoado.

Portal - Qual a emoção de tocar 'Madureira' (Meu Lugar) durante esse show? (Clique aqui para assistir ao clipe de 'Meu Lugar')

Arlindo - 'Madureira' emociona desde a hora que a gente fez, eu e o Mauro. Quando a gente terminou, disse: "pegamos na veia, no breu". Tivemos receio de ser uma música muito específica do lugar, do subúrbio do Rio. Pensamos: "será que em São Paulo vão gostar?" Até começamos com 'O que é o amor', com medo de 'Madureira' não chegar ao resto do Brasil. Agora, não posso ir para lugar nenhum sem cantar essa faixa. Eu começo o show e o pessoal pede. E o nome nem é esse [é Meu Lugar], mas a galera pede. Não foi diferente durante a gravação do DVD, que, como sempre, o público cantou e caprichou.

Portal - Você já tem mais de 500 composições. Como é feita a escolha de quem vai gravar? As pessoas vão até você? Você procura por elas?

Arlindo - Geralmente, eu espero alguém me pedir música. Quando eu sei que alguém está gravando, eu ligo, pergunto se quer ouvir. Hoje em dia, tem muita gente que quer gravar e pede e eu não tenho problema nenhum com gente nova ou consagrada, porque a gente nunca sabe onde está o sucesso. Um cara novo chega, canta e estoura. Já tem alguns exemplos aí, como Royce do Cavaco, o próprio Reinaldo...

Portal - Em relação à gravação que Maria Rita fez da música 'O que é o amor', o que você achou da interpretação dela, dessa levada mais MPB?

Arlindo - Bacana! muito legal. Maria Rita é outra pessoa que fala muito de mim, gravou seis sambas meus no disco "Samba Meu"... Que acabou sendo um 'samba meu' (risos). Mas ela é maravilhosa, eu gostei da levada. Ela gravou comigo essa música também, que já tem quatro gravações diferentes.

Portal - Como você definiria o tempo que em que esteve no Fundo de Quintal?

Arlindo - Foi uma passagem de aprendizado, uma troca muito grande, onde eu deixei muita coisa minha dentro do grupo. Hoje, eles fazem muita coisa baseada no que eu fiz quando era do grupo, foram 11 anos. Fiz muito do meu sucesso ouvindo aquela batucada, o que me inspirou bastante. Tanto, que a maioria das minhas músicas são gravadas com esse repique, tantan, banjo... Com certeza, tem isso basicamente por eu ser oriundo do Fundo.

Portal - Para finalizar, gostaria que falasse sobre a importância do Candeia na sua trajetória.

Arlindo - Ele é meu patrono, tudo que eu aprendi de negritude, de rituais afro, não só espiritualmente, como candomblé, umbanda, quimbanda, como também folclore, capoeira, maculelê, foi com ele. Tudo que gera música negra eu aprendi com Candeia, tendo aulas, realmente, com ele, tocamos juntos. Ele é um partideiro fantástico, para mim é o mais completo. Hoje, temos o Zeca Pagodinho, um dos maiores, mas o Candeia, na época que ele estava com Casquinha, dava gosto de ver. O Partido Alto começava sem sair do tema, um brincando com o outro, cantando os versos, buscando, com muita categoria.

Confira as faixas do DVD "MTV ao Vivo Arlindo Cruz":

1) Abertura
2) "Um Velho Malandro de Corpo Fechado" / "Da Melhor Qualidade"
3) "O Show Tem Que Continuar"
4) "Camarão Que Dorme A Onda Leva" / "SPC" / "Bagaço da Laranja"
5) "Vê Se Não Demora"
6) "Chegamos Ao Fim"
7) "A Pureza Da Flor"
8) "Bom Aprendiz"
9) "O Que É O Amor"
10) "Ainda É Tempo Pra Ser Feliz"
11) "Além Do Meu Querer" / "Amor Com Certeza" / "Será Que É Amor"
12) "Não Dá"
13) "Saudade Louca"
14) "Meu Lugar"
15) "Amor à Favela"
16) "Favela" / "Numa Cidade Muito Longe Daqui" / "Polícia e Bandido"
17) "Mão Fina"
18) "Dora" / "Samba de Arerê"
19) "O Império Do Divino" / "Aquarela Brasileira"
20) "Quem Gosta De Mim"

Nenhum comentário:

Postar um comentário