quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Diario Urbano

04/02/09 - Diário de Pernambuco

Coitado do frevo

A edição 2009 do principal produto tipo exportação de Pernambuco, o carnaval, foi desembrulhada ontem, para jornalistas e interessados, durante coletiva no Clube das Pás, um dos espaços socorridos com verbas de programas da Prefeitura do Recife. De novidade, só o novo Rei Momo e a rainha; a participação de Caetano Veloso na abertura; de Maria Rita, que tem pouco a ver com o clima da festa; da roqueira baiana Pitty (que aí não tem a ver mesmo, embora deva agradar ao secretário de Cultura, Renato L); da também roqueira, só que carioca, Fernanda Abreu (convidada a dar uma canja no show de Silvério, sábado, meia-noite, no Marco Zero); e das atrações internacionais Mano Chao, da França, Esteel Band, de Cuba, e Eugene Hütz, essas três vistas como símbolos de um desejo incontido do prefeito João da Costa de dar um toque de globalização aos festejos, mesmo a medida correndo o risco de ser interpretada como desvario. Para quem não sabe (e é provável que ninguém saiba), Hütz é um ucraniano radicado no Rio, conhecido pela participação altamente criticada no filme dirigido por Madonna -Filth e Wisdom - e por ser figura carimbada no bairro carioca da Lapa onde executa o seu som punk-cigano (Ui!). Depois dos informes em torno da grade de programação, que se comparada às dos sete últimos carnavais parece ter adquirido uma magreza de modelo, salta aos olhos que a multiculturalidade, com todos os seus méritos, tem se mostrado um perigo e tanto para o dono da festa, o frevo. Fosse diferente, o Pólo Arsenal não seria hoje o único a prestigiá-lo na merecida medida. E não adianta correr para a periferia: no faz-de-conta que é a grade do Ibura, por exemplo, o ritmo só ganha em popularidade para os tango de Gardel, mesmo assim se eles não forem tocados com um sedutor arranjo eletrônico. Do jeito que o conceito de multiculturalidade evolui, pode ser que não haja viv`alma para cortar o bolo dos 110 anos do frevo.

Quem são? // Se é para não dar ao frevo o que é do frevo, melhor fazer como Garanhuns (Sertão Meridional), que em plena folia abre alas para o jazz. A propósito, a coordenação do carnaval 2008 do Recife falhou não entregando, junto com a grade de programação, dados sobre muitos dos artistas (?) contratados - que ninguém ouviu ou viu mais gordos.

Desce // O Pólo da Várzea nunca mais foi mesmo. Já teve Elza Soares, Luiz Melodia e Zeca Baleiro e agora vai se contentar com Adryana BB (cujo grande mérito é ser a primeira puxadora de maracatu do país) e Silvério, que tem microfone cativo em todos os palcos patrocinados pela prefeitura. Ah: também Lenine e Antônio Nóbrega, que, embora excelentes, se repetem a cada carnaval.

Sobe // A tendência das comunidades que contam com polinhos é cobrar mais atenção da prefeitura para que dê a elas condições de também captar recursos em forma de patrocínio. Querem visibilidade. O apoio oficial é pouco, enquanto o nível de participação popular só sobe, a exemplo da festa naRua da Lama, no Prado.

Sessão confete // Encerrada a coletiva de ontem, para não fugir do clima da festa, o prefeito João da Costa entregou ao batuqueiro Naná Vasconcelos o título de Recifense praticante, também dado pelo secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, à presidência do Clube das Pás, que ofereceu uma plaquinha com agradecimentos ao prefeito João da Costa, pelos serviços prestados à casa. Foi a sessão confete.

Cachês // Sobre os cachês pagos às estrelas convidadas para os palcos principais (que na gestão João Paulo foram muito generosos), o coordenador do carnaval, André Brasileiro, disse que não os tinha de cabeça. Poderiam, no entanto, ser antecipados, já que, inevitalmente, estarão no Diário Oficial do Recife, nos próximos dias.

Na vitrine // Na última edição do Brasilturis Jornal, publicação voltada para o trade turístico e executivos da área, há cinco páginas repletas de fotos e texto sobre os melhores produtos de Pernambuco, com destaque para o carnaval. Uma delas é patrocinada pelo governo de Pernambuco, outra por um dos hotéis mais famosos de Porto de Galinhas.

À risca // A Banda Patusco vai puxar os foliões do Segure o avião, composto por funcionários da Infraero e do Aeroporto dos Guararapes, dia 19, a partir das 19h, saindo da Rua da Guia. A única coisa que não combina com a alegria do bloco é que o nome acabou parecendo um recado para as empresas aéreas - e elas fizeram questão de seguir à risca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário