11/12/2008 - Tribuna do Norte
Em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil itinerante, cuja programação circulou em 2008 por todas as regiões do País, apresenta no dia 11 de dezembro, no Hotel Sehrs, o show da big band pernambucana SpokFrevo. Composta por 18 músicos, a orquestra tem como proposta mostrar o frevo fora da folia do Carnaval, incluindo arranjos modernos e harmonias arrojadas.
O SpokFrevo tem animado as ruas de Recife no carnaval, fundindo a tradição e a contemporaneidade, o respeito às matrizes e a influência do jazz.
Logo que lançou seu primeiro CD, Passo de Anjo, em dezembro de 2004, o SpokFrevo surpreendeu crítica e público. Já o show realizado no Tim Festival ficou entre os 10 melhores do ano, dentre todos que passaram pelo Rio de Janeiro em 2005. Junto com Antonio Nóbrega, a quem acompanhavam no início da carreira, na segunda metade dos anos 90, a banda superou os limites do frevo, liberando-o do carnaval e nacionalizando sua repercussão.
O repertório escolhido para a apresentação é, justamente, o mesmo do CD/DVD ao vivo de Passo de Anjo, com composições de Maestro Duda (Nino, O Pernambuquinho), Sivuca (Folião Ausente), Levino Ferreira (Último Dia), Zé Ramalho (Frevo Mulher), e Tom Jobim & Vinicius de Moares (Frevo).
Sobre o Spok Frevo
A SpokFrevo Orquestra surgiu em 1996, inicialmente com o nome Banda Pernambucana, formada para acompanhar shows de Antônio Carlos Nóbrega e uma apresentação dele e Chico Science no carnaval de Recife de 1997. A apresentação não aconteceu porque Chico morreu antes. O grupo logo se tornou a Orquestra de Frevo do Recife e, em 2003, o ressurgiu com o nome SpokFrevo Orquestra. A orquestra tem como proposta sofisticar o frevo com arranjos inventivos e improvisação com influência jazzística.
O líder do grupo é Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok, figura mítica do frevo, que atua como diretor musical, arranjador e saxofonista. Spok e seus músicos se tornaram referência e inspiradores de reverência de diferentes gerações de músicos nordestinos, fazendo a ponte entre seus contemporâneos, como Chico Science, e outros cantores nordestinos surgidos nos anos 70, como Elba Ramalho e Alceu Valença.
Inaldo começou na música aos 12 anos. Mudou-se para o Recife nos anos 80, onde completou sua formação musical e passou a trabalhar com os mestres do gênero, como Guedes Peixoto, Clóvis Pereira, Duda e Ademir Araújo. Nos anos 90, em meio à ebulição musical que ocorreu na cidade, Spok enxergou outros horizontes. Inspirou-se para improvisar com o frevo. . Formado no Centro de Criatividade Musical de Recife, participou como músico convidado das bandas de ícones da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Antônio Carlos Nóbrega, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos, Sivuca..
Entre as principais matrizes do frevo que fazem parte do repertório da orquestra, está composições de Livino Ferreira (“Lágrima de Folião”, e “Mexe com Tudo”, esta gravada por Pixinguinha nos anos 40), considerado o maior compositor de frevos-de-rua, de Sivuca (Frevo Sanfonado), Clóvis Pereira (Ponta de Lança), Maestro Duda (Nino, o pernambuquinho), e Édson Rodrigues (Frevo Aberto). De safra mais recente, Passo de Anjo, do próprio Spok, em parceria com João Lyra, virou a assinatura sonora do grupo.
O primeiro disco foi relançado em 2006 e ganhou um complemento, o DVD e o CD Passo de Anjo - Ao Vivo, gravados no Teatro de Santa Isabel, no Recife, com pequenas mudanças no repertório e as participações especiais de Armandinho (guitarra baiana), Genaro (sanfona, ex-Trio Nordestino) e Leo Gandelman (saxofone).
Recentemente, lançou o CD duplo 100 anos de frevo. São dois discos, um deles dedicado ao frevo-de-rua, inteiramente instrumental, e outro de frevos cantados, com participações de Maria Bethânia, Maria Rita, Gilberto Gil, Luis Melodia, Lenine, Silvério Pessoa, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Antônio Nóbrega, Claudionor Germano.
Serviço
SpokFrevo. Local: Hotel Sehrs. Via Costeira Senador Dinarte Medeiros Mariz, 6045 - Parque das Dunas. Data: 11 de dezembro de 2008. Horário: 20h30. Indicação etária: 16 anos. Ingressos: R$ 15,00 e R$ 7,50 (Clientes Banco do Brasil, Idosos e Estudantes). Informações: 4005-2079.
Nenhum comentário:
Postar um comentário