sexta-feira, 11 de maio de 2012

Amor de mãe

O Dia On line

Elis Regina é homenageada pela filha Maria Rita com espetáculo gratuito no Aterro do Flamengo, neste domingo, para celebrar o Dia das Mães

POR Leandro Souto Maior

Rio - Quem não teve a oportunidade de conferir ao vivo Elis Regina (1945-1982), considerada a melhor cantora brasileira de todos os tempos, e mesmo quem teve o privilégio de presenciar uma apresentação sua, deve ir domingo, às 16h, ao Aterro do Flamengo. A homenagem à artista — estendida a todas as mães que estiverem presentes — é feita pela filha, a também cantora Maria Rita, em um emocionante espetáculo. O programa ideal para festejar o Dia das Mães.

O show, que ela já apresentou em Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e São Paulo, é gratuito, e é bom que os fãs levem suas câmeras fotográficas para registrar o momento além de apenas na memória. É que não há garantia de que o projeto ‘Viva Elis’ vire um DVD.

“Apesar dos milhares de pedidos, não tomei essa decisão ainda. Não vejo por que fazer um DVD, já que as versões originais da minha mãe ainda estão aí para serem ouvidas. E, convenhamos, as versões dela ainda são as definitivas”, decreta Maria Rita.

A cantora, no entanto, deixa no ar que pode mudar de ideia. “Se for para chamar mais atenção para o nome da Elis, posso reconsiderar minha posição. Afinal, o objetivo desse projeto é redescobri-la, reapresentá-la para quem tiver a alma aberta”, define a filha coruja.

Desde que surgiu no cenário, Maria Rita sempre foi comparada à mãe pela similaridade dos timbres. Em dez anos de carreira, a filha considera que já conseguiu marcar sua identidade como cantora.

“Eu diria isso sim, caso contrário eu não teria durado um ano sequer neste mercado”, avalia.

E demorou, mas ela finalmente cedeu à pressão e aceitou cantar clássicos eternizados na voz de Elis, como ‘O Bêbado e a Equilibrista’, ‘Aprendendo a Jogar’, ‘Fascinação’ ou ‘Como Nossos Pais’ — todas essas incluídas no roteiro deste domingo. Na estreia do espetáculo, em março, no Vivo Rio, apenas para convidados, a cantora fez questão de várias vezes registrar ao microfone que “isso é única e somente uma homenagem à maior cantora que o País já teve”, deixando claro que Elis é incomparável.

Ao lado dos músicos Thiago Costa (teclado), Sylvinho Mazzucca (baixo), Davi Moraes (guitarra) e Cuca Teixeira (bateria), ela vai interpretar 25 grandes sucessos da carreira de Elis, com direito a figurino que remete ao da mãe. O projeto conta ainda com uma exposição (que estreia no Rio em 10 de outubro), com fotos, entrevistas, ingressos, pôsteres, vídeos e objetos pessoais, além de um documentário sobre Elis Regina.

“O que deve emocionar mais as pessoas é uma sala onde poderão ouvir a voz de Elis sem acompanhamento instrumental, solo”, conta o músico, produtor e idealizador da homenagem, João Marcello Bôscoli, irmão de Maria Rita.

Pedro Mariano, também filho de Elis, é ausência sentida no projeto. “Essa homenagem é de mim para ela. O Pedro tem a dele, já em andamento, e, pelo que já soube, será um show muito bonito”, antecipa Maria Rita.

Em meio às homenagens a Elis, ela ainda nem pensa em gravar novo disco. “Estou mergulhada neste projeto. Quando sentir necessidade de novas histórias, aí sim entro em estúdio. Quando e onde ainda não me interessa”, despista.

ATERRO DO FLAMENGO. Rua Buarque de Macedo s/nº, Flamengo. Domingo, às 16h. Grátis. Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário