quinta-feira, 27 de março de 2014

Crítica: Uma Maria Rita com mais tarimba e jazz.

O Globo Cultura

Em ‘Coração a batucar’, a cantora está de volta ao repertório, a alguns dos compositores e ao espírito geral de ‘Samba meu’

SILVIO ESSINGER - Publicado: 26/03/14 - 6h00




Capa de ‘Coração a batucar’DIVULGAÇÃO

Capa de ‘Coração a batucar’
Foto: Divulgação
Capa de ‘Coração a batucar’ Divulgação

RIO — Mais uma vez, aqui estou, não vou negar. A conexão de “Coração a batucar” com “Samba meu” é assumida logo nos primeiros versos do disco, na música “Meu samba, sim, senhor”. Maria Rita está de volta ao repertório, a alguns dos compositores (Arlindo Cruz, Serginho Meriti) e ao espírito geral daquele trabalho que a lançou nos braços do povo. Sua voz ilumina os sambas (de fina seleção) e, por vezes, se solta com gosto. Experiente e versátil, a cantora não tem lá muitas concorrentes.

O que impede o disco de ser um “Samba meu 2” é o tratamento jazzístico, mais para Joyce (autora, por sinal, de “No mistério do samba”) que para Alcione, dados os seus arranjos. Soa estranho, de cara, o piano de “Saco cheio”, partido alto imortalizado por Almir Guineto. Mas rapidamente vem a impressão de que “Coração a batucar” é um daqueles bons, embora meio sonoramente antiquados LPs da MPB dos anos 1970.

Cotação: Bom

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário