quarta-feira, 17 de março de 2010

Bênçãos ao bisavô

17/03/10 - Tribuna do Norte

“Não gosto de criar expectativas, mas esperei muito tempo a oportunidade de tocar no teatro que leva o nome do meu bisavô. Eu sabia que um dia isso ia acontecer. Aconteceu e de forma natural” disse o cantor, compositor e instrumentista carioca Rodrigo Maranhão, em entrevista ao VIVER. Rodrigo, que ganhou o Grammy de melhor canção brasileira de 2006 por “Caminhos das Águas” (gravada no segundo disco da cantora Maria Rita) e que venceu duas categorias do Prêmio Tim de 2008 — revelação e melhor cantor regional — diz realizar o sonho de tocar no palco do Teatro Alberto Maranhão, casa de espetáculos que leva o nome do ex-governador. O show do artista carioca de raízes potiguares está marcado para dia 24 de março, data em que o TAM comemora 110 anos de história.

No palco o artista, o violão e suas memórias. “O Show será bem intimista. Levarei apenas o violão e cantarei as músicas do disco ‘Bordado’ e algumas do novo disco”, disse Rodrigo. O cantor espera que a noite seja um encontro e um reencontro. “Desejo que seja uma noite de paz. Quero encontrar um público bacana e participar da festa do meu bisavô”.

As músicas inéditas, que serão apresentadas ao público natalense fazem parte de seu novo disco “Passageiro”, que está em fase de reprodução e deve ser lançado nacionalmente entre os meses de abril e maio. O disco segue a mesma linha do anterior, que é um trabalho livre do cantor e compositor. Passageiro traz um pouco de samba, xote, coco e tantos outros ritmos do caldeirão cultural, chamado Rio de Janeiro. “O disco tem muitos músicos bacanas. Convidei o português Antonio Zambujo, Siba (do extinto Mestre Ambrósio). Fiz este disco com minha rapaziada”, disse.

O músico carioca, apesar de ter sido apontado como revelação apenas em 2008, tem uma história muito anterior com a música. Rodrigo conta que sua formação musical começou em Petrópolis, cidade onde seus pais tinham um bloco de carnaval chamado “Cada Ano Sai Pior”. “Naquele período aprendi a tocar cavaquinho. Hoje sou professor do instrumento”, conta.

Os blocos de carnaval foram uma grande influência, mas não a única na vida do cantor, compositor e instrumentista. “Compor uma música é um trabalho meio esquizofrênico. A gente não compõe com uma identidade definida. Fazemos uso de diversas informações”, diz Rodrigo e acrescenta que por ser o Rio de Janeiro, um Estado que reúne muitas culturas, as influências rítmicas de outras regiões do país acabam surgindo. “Acho muito difícil falar sobre minha música, mas acho que o Chico Buarque teve uma grande influência no meu trabalho”.

Um trabalho admirado pelo público e que caiu no gosto de Maria Rita, Roberta Sá, Zélia Duncan, Fernanda Abreu, dentre outros excelentíssimos nomes da música brasileira. “Não faço as letras por encomenda, pensando em oferecer por um artista. O mais comum é fazer a musica para mim. Depois gravo num CD e elas, as músicas, fazem o resto do trabalho”.

Rodrigo diz ser um “cara de sorte” por conseguir há 15 anos viver da música. Algo que conseguiu graças aos direitos autorais de suas composições. “Por incrível que pareça ainda tem gente que vive disso”. E a razão de sua sorte não está só na questão dos direitos autorais. Está como conta Rodrigo, na liberdade de compor seus trabalhos. “Meu trabalho é artesanal. Participo de todas as etapas de produção do CD. Fazemos e aprendemos com as próprias mãos. Não sei se isso é melhor ou pior, mas o resultado é a nossa cara”, diz.

Segundo Rodrigo, a liberdade de produzir, independente de uma gravadora é um fato que caracteriza a geração do músico, que tem 39 anos. “Nunca soube o que era uma gravadora. Nossa geração não cresceu dizendo – Ah, eu preciso de uma gravadora! Nós estamos acompanhando o declínio delas”. Rodrigo fala que a gravadora responsável pela distribuição de seus discos só apareceu depois dele estar com o trabalho completamente estruturado.

Caracterizado por esta liberdade e pelo estio “devagar se vai ao longe”, Rodrigo chega em Natal na próxima semana para fazer o show no teatro Alberto Maranhão. O valor da entrada ainda não foi definido.

Serviço
Show de Rodrigo Maranhão
Local: Teatro Alberto Maranhão
Hora: 19h. Entrada: a ser definida. Informações: (84) 3222-3669 / 3232-9704

Nenhum comentário:

Postar um comentário