sábado, 20 de fevereiro de 2010

Integrantes da Rosas de Ouro comemoram título no Sambódromo

20/02/10 - Globo.com

Emocionados, muitos com os olhos cheios de lágrimas, os integrantes da escola de samba Rosas de Ouro comemoraram o título de 2010 do carnaval de São Paulo na madrugada deste sábado (20), no Sambódromo do Anhembi. A escola fechou as apresentações do desfile das campeãs por volta das 7h. “Hoje é comemoração”, disse a presidente da agremiação, Angelina Basílio, ainda na concentração.

Esse era o clima também no desfile das outras escolas. As fantasias não estavam perfeitas como no dia da apresentação oficial, faltavam detalhes nos carros alegóricos, mas a descontração era total entre os integrantes das agremiações. A seriedade nos rostos na semana passada deu lugar a sorrisos, risadas e muita brincadeira.

E não faltaram musas no Anhembi. A rainha de bateria da Rosas de Ouro, Ellen Rocche, disse que a festa dela pelo título era neste sábado (20), já que não pôde ir até a quadra após o anúncio da vitória. “Eu estava com minha família [quando soube do título], soltei o grito que estava entalado na garganta”, contou Ellen, que confessou ter chorado com a vitória. Ela está na escola há dez anos e comemora o título pela primeira vez. “Minha festa é hoje, estou muito feliz e emocionada.”

A festa do título da Rosas de Ouro foi encerrada mais cedo na terça-feira (16), dia da apuração, por causa de um tumulto. Por causa disso, a presidente da escola disse que marcará uma nova comemoração na quadra da escola, ainda sem data definida.

Gaviões da Fiel
Primeira escola a se apresentar no Anhembi, a Gaviões da Fiel entrou na avenida com 40 minutos de atraso – motivado, segundo diretores da escola, pela troca da ordem dos desfiles, feita para evitar tumultos com a Mancha Verde. Apesar de não contar com alguns dos destaques do desfile principal – como o jogador Ronaldo, o técnico do Corinthians, Mano Menezes, e a estudante Geisy Arruda – o ex-jogador Biro-Biro apareceu em um dos destaques, a e a apresentadora Sabrina Sato mais uma vez brilhou no meio da bateria.

Incomodada com parte da fantasia desde o início – as penas usadas nas costas-, Sabrina se desfez de parte dela durante a apresentação. Para alegria da torcida, em alguns momentos a bateria parou de tocar e os intérpretes deixaram a cargo do público e dos integrantes da escola o cantar do samba.

A escola completou o desfile em 67 minutos (o tempo máximo oficial era 60). Entretanto, foi preciso mais tempo para que os portões para a dispersão fossem fechados: integrantes da escola que não desfilaram invadiram a pista no fim da apresentação, e só saíram dela após insistência da diretoria da escola.

Apesar disso, não houve tumulto, e a bateria continuou tocando na dispersão, enquanto os integrantes da escola entoavam gritos de guerra da torcida.

Unidos do Peruche
A vice-campeã do Grupo de Acesso entrou na avenida às 23h55 com muita animação e carros e fantasias impecáveis. A Unidos do Peruche havia caído do Grupo Especial em 2009, e seus integrantes mostravam muita alegria em voltar para a “elite” do carnaval de São Paulo em 2011.

A escola lembrou a fé do brasileiro no Anhembi com o enredo “São Paulo, olhai por nós” e chamou a atenção com a madrinha Danielle França e a rainha de bateria Pâmela Guedes. O desfile seguiu sem problemas e foi encerrado dentro do tempo permitido – 50 minutos, no caso das escolas do Grupo de Acesso.

Nenê de Vila Matilde
Com um enredo que falou sobre a água, a Nenê de Vila Matilde desfilou nesta noite como campeã do Grupo de Acesso. A volta ao Grupo Especial um ano após a queda foi muito comemorada pela tradicional escola de São Paulo.

A terceira agremiação a se apresentar no Desfile das Campeãs começou seu desfile 0h50, e veio completa, com todos os seus destaques. À frente da bateria, estava Angela Bismark, madrinha dos ritmistas. Na mesma parte desfile também estava a rainha do carnaval de São Paulo, Déborah Xavier Caetano.

Outro rosto que chamava a atenção era o da apresentadora Adriana Lessa, que saiu junto à ala das baianas. Com uma fantasia de baiana mais “leve” – uma saia e um top com rendas – e descalça, ela conduziu as tradicionais baianas da escola.
À frente do primeiro carro, veio a personalidade mais esperada pela comunidade: Alberto Alves da Silva, o seu Nenê, fundador da escola. Com 88 anos, ele estava sentado em um trono, cercado de outros componentes.

Mancha Verde
Quarta colocada no Grupo Especial, a Mancha Verde entrou no sambódromo às 2h10 da madrugada deste sábado (20). Com um refrão simples e fácil de cantar, o samba-enredo prestou uma homenagem aos mestres que ajudaram a escola em sua trajetória. Os carros alegóricos e alas falavam dos mestres e educadores desde a Grécia Antiga até a atualidade.

A rainha de bateria da Mancha Verde, Viviane Araújo, disse ser uma honra desfilar na Mancha Verde. “Hoje [o desfile] tem sabor de vitória pela Mancha, que conseguiu o quarto lugar. É um prazer, uma honra estar aqui na escola pelo sexto ano”, afirmou. Durante o desfile, integrantes da bateria entregaram partes da fantasia para o público que assistia à apresentação.

Vai-Vai
No desfile das campeãs, a Vai-Vai recebeu o reforço da cantora Maria Rita, que desfilou na ala dos compositores. Ela contou que não esteve no desfile da semana passada porque é madrinha de um bloco carnavalesco do Rio. No ano passado, ela saiu em um carro alegórico da escola. Neste sábado (20), decidiu vir no chão. "Eu gosto mais, curto porque o carro me deixa um pouco presa", contou. A cantora falou também sobre o terceiro lugar da Vai-Vai. "Foi uma disputa tão próxima que todos acabam sendo um pouco vencedores", comentou.

O presidente da escola, Thobias da Vai-Vai, disse que o desfile das campeãs "é mais descontraído". "Hoje é para tirar onda, brincar", afirmou. Antes do início do desfile, ele parabenizou a escola vencedora deste ano. "Foi merecido, quem erra menos ganha."
Campeã pela última vez em 2008, a Vai-Vai desfilou este ano com o enredo "80 anos de arte e euforia. É bom no samba, é bom no couro. Salve o duplo jubileu de carvalho", que fala sobre os últimos 80 anos de história, misturando copas do mundo e a fundação da escola. No desfile das campeãs, a escola levantou o público, que balançava bandeirinhas distribuídas pelos integrantes da agremiação.

Mocidade Alegre
Vencedora do carnaval de São Paulo em 2009, a Mocidade Alegre ficou este ano em segundo lugar com o enredo “Da Criação do Universo ao Sonho Eterno do Criador... Eu Sou Espelho e Me Espelho Em Quem Me Criou!!!". O enredo homenageou um dos fundadores da escola, Juarez da Cruz. Ele morreu em 3 de março do ano passado, aos 78 anos, após passar mal durante a apuração dos votos que deram o título à escola. A escola iniciou seu desfile neste sábado às 4h25.
A rainha de bateria da Mocidade Alegre, Nani Moreira, contou que acompanhou a apuração dos votos deste ano na quadra da escola. “Foi bem sofrido”, resumiu a musa da escola sobre o resultado apertado. Ela disse que é bom retornar para o posto de rainha de bateria – no ano passado ela desfilou em um carro. “A vibração é sempre positiva, é sempre bom retornar”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário