terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dalua abaixo de zero

23/02/10 - Diário do Grande ABC

Em 20 anos de carreira, não é a primeira vez que o percussionista andreense Clayton Prachesqui, o Dalua, vai ao Exterior para participar de festivais. Apresentou espetáculos em Roterdã, na Holanda, e em outros países da Europa durante o verão no Hemisfério Norte, o que o deixou de certa forma confortável com o clima. Hoje, quando embarca para o Canadá para participar do festival Montreal High Lights como integrante da banda da cantora baiana Virgínia Rodrigues, a coisa muda de figura

"Estou meio aflito por conta da neve, confesso. Nunca participei de um festival de inverno antes", diz ele, que recebeu dicas do amigo cenógrafo Gringo Cardia para enfrentar temperaturas que podem chegar a 35°C negativos durante o ápice da estação. "Ele até me emprestou uns casacos", ri.

O convite é especial porque Virgínia vai abrir a apresentação dos cubanos da Orquestra Buena Vista Social Club. "Esses festivais são uma baita escola por conta da diversidade de artistas que você assiste e por quem é assistido. Só de fazer contatos já é uma coisa muito importante", afirma o percussionista. A apresentação será na sexta. No domingo (28), retornam ao Brasil.

DE VOLTA PARA CASA - Aos 35 anos, Dalua pode mesmo se orgulhar da valiosa rede que teceu ao seu redor. Conquistou respeito e se tornou conhecido na área como percussionista de artistas como Maria Rita, Lenine, Luciana Mello e Ana Carolina, entre outros.

Embora continue tocando com esses artistas, de dois anos para cá suas atenções voltaram-se principalmente à banda Ladodalua, composta ainda por Marcelo Resende (cavaquinho e voz), Elder Costa (guitarra e voz), Edy Trombone (trombone e percussão), Emílio Martins (percussão) e Dr.Otavio (baixo).

Depois de certo tempo fazendo jam sessions na casa de Dalua - apelidada carinhosamente de batucasa - e fazendo apresentações esporádicas, o grupo abre oficialmente em março a primeira temporada de shows em Santo André, com convidados especiais: Jair Rodrigues, Wilson Simoninha, Paulo Ricardo, Fabiana Cozza, Mestre Maurão e Jair Oliveira.

As apresentações começam no dia 2, logo após a viagem ao Canadá. "Desde 2003 eu produzo shows. Foi nessa época que eu percebi que fazia shows em todos os lugares, menos na minha cidade. Acho importante formar público e apresentar essas atrações aqui. É claro que em São Paulo seria mais fácil, mas eu quero oferecer isso para Santo André"

A banda também foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura da cidade. Com o dinheiro captado junto às empresas será produzido o primeiro CD. "Planejamos ainda um DVD de um show e queremos que seja gravado aqui", adianta.

Um comentário:

  1. Nesse calorão que está aqui, -35°C até que seria uma boa hehehehehe...
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir