sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

80 anos de vai vai

07/02/10 - Revista da Folha

A escola do Bexiga festeja oito décadas de samba em 2010. A seguir, a Revista faz um mergulho no tempo para revelar marcos e personagens de uma trajetória feita de sucessos, suor e alegria, na junção de italianos e negros em um bairro que é a síntese de São Paulo e do seu Carnaval.

1 - A Vai-Vai nasceu em 1º de janeiro de 1930, como cordão, e se transformou em escola de samba em 1972. Por isso, o "título" de a mais antiga causa polêmica, já que outras surgiram antes. Mas, com o mesmo CNPJ desde 1930, a Vai-Vai sustenta ser a primeira da cidade.

2-Para representar a suposta previsão sobre Hitler feita por Nostradamus, personagem título de 1999, a Vai-Vai criou fantasias com suásticas. A comunidade judaica entrou na Justiça para que os adereços não fossem exibidos. O pedido de liminar foi negado, mas as suásticas foram tarjadas.

3 - Aulas de catequese "fidelizam" a criançada e criam gerações de novos componentes. O departamento cultural promove encontros em que são mostrados, por exemplo, recortes de jornal com a história da Vai-Vai.

4 - O time de futebol do Bexiga era o alvinegro Cai-Cai, que também promovia rodas de choro. Quem entrava de penetra no chorinho era expulso ouvindo sempre a expressão, bem italiana: "vai, vai".

5 - O nome dele é Edmar Thobias da Silva, mas todos o conhecem como Thobias da Vai-Vai. Por anos, foi dele a voz que se ouvia na passarela. Intérprete oficial, recebeu seis títulos de melhor puxador de São Paulo. Deixou o microfone e, desde 2006, responde pela presidência. Na madrugada do sábado, ele será o primeiro a pisar no sambódromo. Aos 47, vai abrir o desfile acompanhado pelas netas, Amanda, 9, e Letícia, 7. A mulher, Elizeth , uma típica italiana, e as filhas Cláudia e Rafaela também desfilam .

6- 13 títulos

7- Longe de fazer referência à família real portuguesa, a coroa, símbolo da Vai-Vai, remete à origem dos negros brasileiros. Muitos deles pertenciam a famílias nobres na África e, quando chegaram como escravos ao Brasil, utilizavam a expressão "meu rei" ou "minha rainha" entre si.

8 - No Carnaval de 1986, faltaram espelhos para terminar o carro alegórico. A notícia foi divulgada pelo rádio, no dia do desfile. No fim da tarde, as doações eram suficientes para fazer três alegorias.

9 - Há 40 anos, a escola promove a Festa do Chope. Neste ano, mais de 6.000 pessoas assistiram ao show de Maria Rita e consumiram cerca de 12 mil litros da bebida.

10 - No começo, as fantasias e os instrumentos eram patrocinados pelos barões do café, que, em troca, assinavam o "livro de ouro" do cordão Vai-Vai.

11 - 4.500 componentes

12 - Com texto do jornalista Nirlando Beirão e fotos de Bianca Cutait, o livro "É Tradição e o Samba Continaua" vai celebrar os 80 anos da escola. O lançamento da obra está previsto para junho.

13 - As polêmicas da escola com a comunidade judaica são coisa do passado. Thobias, o atual presidente da Vai-Vai, foi convidado para cantar o Hino Nacional na visita de Shimon Peres ao Brasil, em 2009, em cerimônia realizada na Hebraica.

14 - Fernando Penteado, 62, nasceu em dia de desfile de Carnaval. Enquanto o pai foi para a avenida, a mãe deu à luz, em casa, em meio às fantasias da Vai-Vai que ajudava a costurar. O atual diretor cultural cresceu com as fantasias servindo de colchão e manteve a tradição. A filha Laura foi rainha da bateria por 19 anos, e a outra, Paula, é a porta-bandeira da escola. Na conquista do último título, em 2008, a camiseta que vestiu depois da apuração causou polêmica. "Me perdoe [sic] as co-irmãs, mas o título é nosso."

15 - O tema do enredo 2010 é "80 Anos de Arte e Euforia. É Bom no Samba, é Bom no Couro. Salve o duplo Jubileu de Carvalho".

16 - A escola do Bexiga também é conhecida como Saracura. O nome vem do riacho canalizado para a construção da avenida 9 de Julho. Em dia de chuva forte, ele volta a fluir por ali. Na última terça, suas águas quase chegaram até a quadra da Vai-Vai.

17 - A galera "expulsa" da roda de choro, acabou adotando o "vai, vai" como nome do cordão carnavalesco. As cores escolhidas foram as mesmas do Cai-Cai, mas invertidas. A Vai-Vai vestiu-se de preto e branco.

18 - Chico Spinoza, carnavalesco responsável pelos últimos desfiles, foi fazer o Carnaval da Estácio de Sá. Este ano, quem coordena o samba da Vai-Vai é uma comissão dirigida por Lourival de Almeida.

19 - Em 1999, a fantasia da comissão de frente não chegou. Rapidamente, sacos de lixo pretos foram transformados em roupa e a escola ganhou nota 10.

20 - Em 2005, outro conflito com os judeus. O problema foi Hitler, novamente. Na sinopse do enredo, ele aparecia ao lado de Jesus, Buda e Gandhi como personagem "lembrado e imortalizado". A Federação Israelita entrou com representação, a escola retirou Hitler da lista e se desculpou.

21 - Ainda no primeiro semestre deve entrar em cartaz o documentário sobre a maior vencedora do Carnaval de São Paulo. "Vai-Vai: 80 Anos nas Ruas" é dirigido pelo cineasta Fernando Capuano, há um ano e meio no projeto.

22 - Desde seu surgimento, a Vai-Vai só não desfilou em 1932, ano da Revolução Constitucionalista.

23 - 31 alas entram na avenida em 2010

24 - Na passarela, os carros são empurrados pelos merendeiros. Figuras históricas do Carnaval, receberam esse nome porque faziam o trabalho em troca de um lanche.

25 - Hoje, os merendeiros da Vai-Vai continuam recebendo o lanche, a fantasia e mais R$ 15 de ajuda de custo para empurrar as alegorias no cortejo. Os sanduíches são doados por padarias tradicionais do Bexiga.

26 - Alegria dos foliões, os ensaios de rua contrariam parte dos moradores das redondezas e a quadra chegou a ser lacrada pelo Psiu, em 2007. A diretoria diz que está prevista para este ano a mudança para uma nova sede, no mesmo bairro. O começo das obras, segundo o presidente Thobias, depende da resolução de um entrave com o Grupo Sílvio Santos, que pretende construir torres residenciais na região e alega que a quadra da escola desvaloriza o empreendimento.

27 - Em 1988, como a comissão de frente estava atrasada para o início do desfile, apelou-se para um truque. Os foliões se aprontaram nos dez minutos em que a diretoria argumentou com os organizadores de que o culpado pelo atraso eram os alto-falantes com defeito.

28 - No samba do bairro do Bexiga, negros e italianos celebram há oito décadas três características em comum: o gosto pela comida com fartura; o timbre alto da voz que dispensa microfone; e o culto às figuras femininas, a mãe africana e a avó italiana.

29 - Em 1992, a Rosas de Ouro cantou o Carnaval de São Paulo e um dos homenageados foi Thobias, representado por uma escultura de isopor. A escola ganhou o campeonato, mas fez o desfile das campeãs sem a escultura, furtada e exposta na quadra da escola do Bexiga.

30 - A apresentadora de TV Amanda Françoso é a madrinha da bateria pelo terceiro ano consecutivo.

31 - Para garantir a performance da bateria, Armandinho, o Bocão, 36, há quatro anos ensina a criançada a tocar percussão. As aulas acontecem todas as terças- feiras e reúnem filhos de componentes e crianças da periferia. Com sua cuíca, o músico já fez dueto com o pianista João Carlos Martins.

32 - No início do século 20, negros libertos da escravidão e italianos da primeira leva de imigrantes conviviam no Bexiga. Famílias dos dois grupos ocupavam cortiços do bairro, dando início à mistura da feijoada com a macarronada.

33 - O primeiro título como escola de samba chegou em 1978. O tema do enredo foi "Na Arca de Noel Quem Entrou Não Saiu Mais".

34 - Quinta colocada em 2005, a escola não participou do desfile das campeãs. Um protesto contra as notas de evolução, consideradas injustas. Foi a primeira vez que uma agremiação realizou um boicote do gênero em São Paulo.

35 - Depois de sair da avenida sob os gritos de "É campeã" vindos da arquibancada, em 2002, os integrantes cantaram vitória antes da hora. "Nem se a escola entrasse de ré a gente perderia este Carnaval", disse Sólon Tadeu Pereira, então presidente da Vai-Vai. Ficou em quinto.

36 - Sem verbas, a Vai-Vai saiu com o mesmo enredo dois anos consecutivos. "O segundo casamento de Dom Pedro" foi o tema de 1966 e 1967. Levou os dois títulos como cordão.

37 - A letra "Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora", criada por Henricão, continua hit nos ensaios. Foi entoada pelo papa João Paulo 2.º, em uma de suas despedidas do Brasil. 38 - Cada componente fica 26minutos na passarela

39 - Na Virada Cultural de 2007, a bateria da Vai-Vai tocou a "Sinfonia n.º 5" com a Orquestra Bachiana, sob a regência de João Carlos Martins.

40 - É tradição eternizar o amor pela escola na pele. O símbolo da Vai-Vai é tatuado no corpo. Aparece até na cabeça de muitos integrantes.

41 - Em 2004, nos 450 anos de São Paulo, uma das alas da escola representava o bolo gigante feito no Bexiga em comemoração ao aniversário da cidade. A ala se dispersou no meio do cortejo, e a Vai-Vai ficou em 11º lugar.

42 - Primeiro Rei Momo negro de São Paulo, Henrique Costa, o Henricão, foi eleito aos 75 anos. É dele o rosto no logotipo dos 80 anos.

43 - Quem carrega o pavilhão é Paula Penteado, há quatro anos porta-bandeira ao lado de Pingo, o mestre-sala. Na escola desde criança, Paula é casada há 12 anos com Fernando Almeida, componente da bateria. Se conheceram na quadra da Vai-Vai.

44 - No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a escola viveu a sua melhor fase. Foi campeão quatro anos consecutivos: entre 1998 e 2001.

45 - As escolas têm 65 minutos, tempo limite para atravessar o sambódromo.

46 - Prevista para 2010, "A Ópera do Bexiga" dá vida a Adoniran Barbosa e ao sambista Pé Rachado, presidente do cordão por 35 anos. A peça será dirigida por Ulysses Cruz.

47 - Celeiro de sambistas, a Vai-Vai teve e tem ex-integrantes espalhados por outras escolas. Dona Sinhá, a primeira "Dama do Samba" e uma das fundadoras da Camisa Verde e Branco, foi a pioneira também no cordão do Bexiga.

48 - No bloco ligado ao futebol, o técnico Vanderley Luxemburgo e o jogador Cafu confirmaram presença no desfile de 80 anos.

49 - No carro abre-alas de 2010, são destaques os atores Neusa Borges e Milton Gonçalves.

50 - "Acorda Brasil, a Saída É Ter Esperança", de 2008, é considerado o melhor samba-enredo da década, segundo votação da página da escola no Orkut. A Vai- Vai tem mais de 14.000 membros no site de relacionamento e está perto de atingir mil seguidores no Twitter, entre eles a sambista Leci Brandão.

51 - Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal afastado do comando da operação Satiagraha, vestirá preto e branco no Anhembi.

52 - Os mais antigos membros chamam a escola de "o" Vai-Vai, como na época em que era cordão.

53 - A Vai-Vai faz shows e eventos corporativos, dentro e fora do país. O cachê começa em R$ 4.000.

54 - Mescla das culturas italiana e africana, a escola serve feijoada aos sábados e macarronada nas celebrações da velha guarda.

55 - Aos 53 anos de idade e 23 anos de Vai-Vai, Joana Aparecida Barros é a diretora da ala das baianas, que levará cem delas para a avenida. A mais velha delas tem 83 anos, e a mais jovem, 16.

56 - A Vai-Vai entra na avenida no dia 12 para cantar seus 80 anos e as Copas do Mundo.

57 - Na avenida, o samba-enredo é cantado 26 vezes

58 - 6.000 pessoas, em média, participam dos ensaios de rua

59 - Os desempates pós-apuração marcam a trajetória da escola. Em 2006, depois de terminar com os mesmos 298,25 pontos que a Império da Casa Verde, perdeu o campeonato. No desempate, o quesito evolução rendeu a vitória à Império.

60 - No desfile deste ano, serão oito plataformas. Como o máximo permitido em São Paulo são cinco carros, três delas estarão fundidas no abre-alas e a junção de outras duas fecha o desfile.

61 - São tantos os integrantes do Sírio Libanês na escola que poderia haver uma ala para o hospital. Médicos são habitués nos ensaios, a 800 m do Sírio. O gastroenterologista Raul Cutait, médico de José Alencar, foi um dos destaques em 2009. Já houve sambistas que passaram mal no ensaio e, sem convênio, foram levados para o hospital.

62 - O bloco dos ilustres reúne as cantoras Beth Carvalho e Maria Rita, e o presidente da OAB-SP, Flávio D'Urso. Em 2008, o senador Eduardo Suplicy, Marcos Frota, Mano Brown, o maestro Sílvio Bacarelli e o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, desfilaram no mesmo carro.

63 - Thobias,o atual presidente da Vai-Vai, já deu palestras até na Fiesp. Falou aos empresários sobre liderança comunitária, motivação e parceria.

64 - O orçamento de 2010 é de cerca de R$2,5 milhões

65 - André Pitbull, um dos tamborins da escola, ficou surdo de tanto samba. Na bateria da Vai-Vai desde criança, ele perdeu a audição de um ouvido e já não escuta quase nada do outro.

66 - Aos 32 anos, Valquíria Ribeira está há 25 na escola. Os pais se conheceram em um baile de Carnaval e ela cresceu no meio do samba. Foi durante sete anos rainha de bateria. Este é o terceiro ano que é destaque da comissão de frente. Em 2008, uma semana antes do desfile, distendeu um músculo da coluna e, por conta de uma reação alérgica, parou na UTI. Sem substituta e com a roupa feita sob medida, foi para o sambódromo e recebeu nota 10 dos jurados.

67 - Dona Olímpia, 91, e seu Nenê, 86, posam como bons amigos só para a foto. Na escola, eles e mais uma dezena de componentes da velha guarda rivalizam pelo título de membro mais antigo da Vai-Vai. Uma posição de honra para ela, que vendeu os bois, as vacas e o ouro do marido para ajudar o cordão no momento de aperto.

68 - As fantasias custam de R$ 300 a R$ 400

69 - Os sambistas do Bexiga costumam pisar em solos inusitados. No ano passado, a bateria e um grupo de mulatas foram recebidos no baile de Carnaval do moderninho clube Glória.

70 - Cinco componentes da "harmonia" espalhados pelo cortejo garantem que a escola faça o desfile dentro do tempo máximo de evolução na passarela.

71 - Para impressionar o público e os jurados em fevereiro, as alegorias começam a ser construídas em julho. São no mínimo sete meses de trabalho para que as engrenagens fiquem prontas.

72 - Cada pena de faisão custa de R$ 40 a R$ 70. A fantasia do casal de mestre- sala e porta-bandeira custou R$ 50 mil.

73 - A escola levou, em 2008, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis para a avenida. Os músicos desfilaram no quinto carro.

74 - Em 2008, no desempate com a escola Mocidade Alegre, a nota máxima no quesito "harmonia" deu o título à Vai-Vai.

75 - Uma exposição com fotos, textos e fantasias deve celebrar os 80 anos da escola no Conjunto Nacional, a ser realizada a partir do segundo semestre deste ano.

76 - Alguns sambas continuam na boca do povo até muito tempo depois do Carnaval. O verso do refrão de 1998, "Me beija na boca, amor", é um dos mais lembrados. Antes dele, outros fizeram história, como o do primeiro título, "Na Arca de Noel Quem Entrou Não Saiu Mais" (1978) e "Orun Aiyê - O Eterno Amanhecer"(1982).

77 - Neste Jubileu de Ouro, Pelé foi convidado a ser destaque, mas recusou. Disse que estará fora do país. A escola negocia a vinda do filho do Rei, Edinho.

78 - Foi de ¤ 110 mil o valor do contrato dos dois meses de apresentações da escola na Romênia. A Vai-Vai foi para o país com 50 componentes. Antes, já havia visitado países como China e Rússia, para onde levou cem integrantes.

79 - 600 pessoas trabalham no dia do desfile

80 - O nome da escola apareceu 39 vezes nas letras dos sambas-enredos das últimas três décadas. Só não é citado nos anos de 1981, 1983 e 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário