sábado, 2 de janeiro de 2010

10 Canções brasileiras

22/12/09 - Época

1. “Festa”
, 2001
A canção axé de Anderson Cunha foi lançada no terceiro CD da cantora baiana Ivete Sangalo. A música estourou no Carnaval de 2002 . Em junho daquele ano, tornou-se um dos hinos da conquista da Copa do Mundo da Coreia e do Japão pela Seleção Brasileira de Futebol. Foi a canção que afirmou Ivete como a cantora de maior sucesso do Brasil.

2. “Já sei namorar”, 2002
O CD Tribalistas queria celebrar o encontro de três amigos, mas virou um fenômeno internacional. Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes (abaixo) ganharam quatro prêmios Grammy Latino – inclusive o de melhor canção brasileira por “Já sei namorar”, um dos hits do ano. A música capta o espírito livre do adolescente da geração 00.

3. “Sou feia mas tô na moda”, 2000
Quando a funkeira carioca Tati Quebra-Barraco lançou o primeiro CD, no ano 2000, sua canção não emplacou. Só atingiu as paradas cinco anos depois. De lá para cá, não sai das pistas.

4. “A festa”
, 2003
Milton Nascimento compôs a melodia como uma peça instrumental. Por incentivo de sua amiga, a cantora Maria Rita, ele colocou versos. Maria Rita, depois, completou a letra. A canção puxou o sucesso do CD de estreia da intérprete.

5. “Razões e emoções”, 2006
A composição da banda paulistana NX Zero ganhou o prêmio Hit do Ano do Video Music Brasil de 2007. É um rock lírico e de autoajuda, característico da geração emo.

6. “Exttravasa”, 2007
A música de Claudia Leitte e Casulo inovou no pop baiano com uma mescla de rap, groove e reggae. A canção (com dois tês, como o nome da cantora) foi campeã de downloads pagos: 500 mil em um ano.

7. “Deixa a vida me levar”, 2002
Zeca Pagodinho (ao lado), o sambista genial do Irajá, lançou sete discos na década. Seu grande hit foi este samba feito à moda antiga.

8. “Choram as rosas”, 2006A dupla Bruno e Marrone fundiu música sertaneja e romântica. Esta toada, do CD Ao vivo em Goiânia, é um de seus êxitos.

9. “Ai, ai, ai ”, 2004
A canção foi lançada no segundo CD de Vanessa da Matta (ao lado). Virou tema da novela Belíssima e fez de Vanessa a pioneira das cantoras compositoras da nova geração.

10. “É isso aí”, 2005
A união de Ana Carolina e Seu Jorge rendeu turnê, CD, DVD ao vivo e a canção de maior sucesso do ano. Trata-se da versão para “The blower’s daughter”, do irlandês Damien Rice. O refrão da música marcou a temporada: “Eu não sei parar de te olhar”. Alguém resiste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário