quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Umas bandas por aí

30/12/09 - O Povo Online

Depois de liberado das armadilhas da política federal, Gilberto Gil busca retomar os trilhos de sua carreira. Banda Larga Cordel, o primeiro trabalho pós-ministério, foi mais um manifesto político-cultural do que mesmo um grande disco que se esperava de um artista do porte de Gil que estava sem lançar CD próprio de material inédito praticamente desde Quanta (1997). BandaDois, o registro ao vivo que saiu agora em DVD e CD que acaba de ser editado, mais parece mais do mesmo.

Gil repete a fórmula do trabalho ao vivo que passa em revista sua trajetória e gravado apenas voz e violão. A memória já nos leve aos ótimos Unplugged (1994) e Gil Luminoso (2006), parecendo sim uma mescla desses dois. É -ao vivo-, acústico e baseado apenas em voz e violão. Mas artista experimentado que é, aperfeiçoou a fórmula a tal ponto de fazer BandaDois um disco muito interessante, cheio de pontos altos e emocionantes, mesmo que tenha uns escorregões aqui e acolá.

É claro que o produto central é o DVD, saboroso como um todo, inclusive nos extras onde dá aulas de violão pra quem quer aprender seus clássicos Expresso 2222, Refavela, Banda Um e Esotérico. Gilberto Gil faz parte dos raros grandes nomes da música brasileira que, além de serem cantores e compositores por excelência, também é um grande instrumentista, referência inclusive para outros músicos. Só por isso, o DVD já seria obrigatório para quem está ligado na obra de Gil. Além disso, o DVD traz a íntegra do show com 23 faixas e o CD apenas 16 faixas bem selecionadas.

De bandeja
Mas é claro que ele vai bastante além. Gil nos serve de bandeja versões recauchutadas de obras fundamentais de sua trajetória, dando ênfase às canções mais belas e sofisticadas de seu songbook. E dessa forma, podemos reavaliar seus trabalhos que, no passado, não foram tão valorizados como as composições da primeira metade dos anos 80 & em especial, Um Banda Um (1982), um disco de raríssima beleza. Do trabalho mais recente, boa coisa é reaproveitada: da obra anterior, apenas Máquina de ritmo e La renaissance africaine ressurgem mais simples e diretas. Algumas faixas são um tanto quanto dispensáveis, como A raça humana, que ficou longuíssima, e Babá Alapalá, que não funciona em clima acústico.

Para além da revisão da obra, Gilberto Gil apresenta três composições inéditas bastante fortes. Das duas, uma e Quatro coisas parecem irmãs das clássicas Flora e A linha e o linho, falam de casamento de maneira poética e bela. Pronto pra preto vai na mesma pegada da africanidade e foi lançada no evento Back to Black, acontecido em Salvador (BA). Um dos pontos bacanas de BandaDois é o bate-bola familiar com Bem Gil, violonista e guitarrista que já atua na sua banda, e do caçula João Gil tocando baixo em Refavela e Babá Alapalá.

Porém, o momento emoção maior se dá com o encontro de Gil com Maria Rita, fazendo dueto em Amor até o fim & clássico do repertório de Elis Regina que Gil nunca se atreveu a gravar na sua voz. Até agora. A música ganha novo sabor que vai além da saudades de Elis. Gilberto Gil azeita a máquina de canções e nós vamos com ele até o fim dar umas bandas por aí.

SERVIÇO
BANDADOIS -
Mais recente registro ao vivo de Gilberto Gil. Participações: Maria Rita, Bem Gil e José Gil. Produção musical: Liminha. Direção de show e DVD: Andrucha Waddington. Lançamento Gegê/Warner Music. 23 faixas + extras (DVD) e 16 faixas (CD). Preços: R$ 40,00 (DVD) e R$ 25,00 (CD).

Ouça trechos do novo CD de Gilberto Gil no: www.opovo.com.br/conteudoextra

Nenhum comentário:

Postar um comentário