quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Parceria com a mulher faz nascer novo álbum de Ed Motta

28/12/09 - clicRBS

Ed Motta e Edna Lopes são casados há 19 anos. Ele é um cantor conhecido desde o final dos anos 1990, quando colocou a canção Manuel na boca de toda uma geração. Ela, uma roteirista de quadrinhos. Pela primeira vez, os dois decidiram se unir e compor as canções que fazem parte de Piquenique, novo álbum de Ed que volta a dialogar com o pop.

– Nem por brincadeira tínhamos pensando em fazer alguma canção juntos. A ideia surgiu depois de um jantar regado a muito vinho – revela Ed por telefone, quando saía de um restaurante vegetariano em São Paulo. – Vim almoçar em um vegetariano para tirar minha culpa. Falei pra minha mulher que, já que é Ano-Novo, eu tinha direito de comer macarrão. Estou comendo todo dia – brinca, sobre a tentativa frustrada de levar adiante mais uma dieta.

Piquenique é uma resposta de Ed para os fãs que esperavam mais um trabalho pop no estilo de Manoel e do CD Manual Prático Para Festas, Bailes e Afins, de 1997:

– Queria ter lançado este disco no ano passado, só que não tinha uma quantidade de músicas suficiente. A Turma da Pilantragem, com a Maria Rita, por exemplo, fazia parte do disco passado, mas não tinha a ver com o álbum (Chapter 9, de 2008).

Os arranjos minimalistas – com bateria programada e raros instrumentos – e os poucos músicos convidados para o processo foram propositais. Ed quis que cada música tivesse uma moldura e uma atmosfera radiofônica.

– Antes que alguém pegue a canção e faça um remix dela – justifica.

A parceria com a mulher está em 11 faixas, e Nefertiti é a única que aceitou Rita Lee como "intrusa".

– Ninguém me conhece melhor do que a minha esposa. É a primeira vez que canto a minha realidade, pois sempre cantei a ideia dos letristas. Agora estou botando o meu na reta. Tem uma música chamada Nicole Versus Cheng, por exemplo, que é a letra mais legal que já cantei na vida. É detetivesca, quase um roteiro de quadrinhos.

As letras se desenrolaram como um jogral entre o casal, com cada um resolvendo uma frase. Além dos quadrinhos, as letras de Piquenique versam, em sua maioria, sobre o relacionamento e o cotidiano do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário