domingo, 22 de fevereiro de 2009

Vai-Vai aposta em doenças, e seus tratamentos, para levar o bi

22/02/09 - Ig

Uma sucessão de doenças, vista sob uma perspectiva alegre, como toda escola de samba deve ser. Este pode ser um resumo do desfile da Vai-Vai, atual campeã do carnaval de São Paulo e forte candidata para o bicampeonato em 2009. O desfile foi tecnicamente perfeito e a escola terminou exatamente no tempo máximo permitido - de 65 minutos.

A escola trouxe o enredo Mens Sana et Corpore Sano - O Milênio da Superação.
Ironicamente, oito integrantes da comissão de frente da escola passaram mal após o desfile devido à desidratação por conta da fantasia que usaram.

A sanidade, ou a falta dela, estiveram presente desde a comissão de frente, em que homens vestidos de preto representaram o homem vitruviano, da Idade Média, que vive em busca do equilíbrio. Depois, no abre-alas, um monstro gigante sinalizou a peste negra.

Nas alas que seguiram, nomes de doenças eram tratados com humor: Hanseníase, Febre Amarela e Morte, estavam entre elas. Mas nem só de doenças foi o desfile: na parte final, a escola trouxe alas que lembraram tratamentos alternativos, como acupuntura, quiromancia e tai chi chuan.

Na bateria, a apresentadora de TV Amanda Françozo ocupou o posto de madrinha, enquanto Camila Silva foi a rainha. O senador Eduardo Suplicy também esteve presente na avenida, bem como a cantora Maria Rita, que desfilou na ala dos compositores, ao lado do pianista João Carlos Martins. A escola entrou na avenida neste ano com 4,2 mil componentes, divididos em 30 alas e cinco carros alegóricos. O desfile foi assinado pelo carnavalesco Chico Spinosa.

Fundada em 1928 no bairro do Bixiga como o Cordão Vae Vae, a escola estreou oficialmente como escola de samba apenas em 1972. Desde então já obteve 13 títulos e é considerada uma das mais tradicionais agremiações de samba de São Paulo. Em 2008 a escola levou o título do carnaval com o enredo Vai-Vai acorda Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário