sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Para curtir o carnaval

20/02/09 - O Povo Online

O Carnaval de Fortaleza 2009 chegou e promete agradar aos foliões com estilos musicais diversos. O tema é Baião de Todos: uma homenagem a Humberto Teixeira e traz para a cidade grandes nomes da música popular brasileira como Beth Carvalho, Dominguinhos, Chico César, Jair Rodrigues e Elza Soares. Essa mistura musical, que será levada aos três pólos montados na cidade (veja programação abaixo) possibilita aos foliões que permanecerão na capital a oportunidade de curtir grandes shows e muita animação. Acompanhe os locais, as apresentações e um papo com a sambista Beth Carvalho, que adianta o que o público vai curtir no show de amanhã, 21. Anote sua programação e boa folia!

A madrinha do samba

No show de abertura da programação carnavalesca da cidade, Beth Carvalho promete fazer todo mundo sambar. No repertório, canções que marcaram os 44 anos de carreira e os sucessos que emplacaram nos carnavais ao longo dos anos. Músicas como Coisinha do Pai, Firme e Forte, Vou Festejar, O Que é o Que é e O Bêbado e a Equilibrista têm lugar de destaque no show. Marchinhas de Carnaval, como Ta-Hí, em homenagem à Carmen Miranda, frevos e sambas de enredo não ficam de fora. E o show começa mais cedo com a apresentação de Chico Pessoa. O Buchicho+Guia entrevistou a cantora, que falou sobre a sua infância, o atual trabalho e o que promete trazer para o show na cidade.

O POVO - A música sempre esteve presente na sua vida, sua família sempre te apoiou. Mas quando começou o seu envolvimento com o Carnaval? Você tinha tradição de ir para os clubes? Beth Carvalho - Ah, desde criança eu pulava muito. Uma doideira. Sempre fui apaixonada pelo Carnaval.

OP - Você costuma dizer que o samba tem cunho político, que fala das questões do povo. Hoje, com toda a promoção que o samba tem nas TVs e na mídia, ele ainda tem liberdade para dizer o que pensa? E o que representa?
Beth - Os sambas-enredo hoje estão muito presos aos patrocinadores, a liberdade de falar as coisas do povo são polidas. Então, o enredo passa a ser de acordo com o patrocinador. Agora há pouco, o Zeca (Pagodinho) gravou uma obra prima, um verdadeiro manifesto, chamado Eta Povo pra Lutar (do álbum Uma Prova de Amor de 2008). Um obra prima de grande repercussão. É uma coisa linda mesmo.

OP - Ao longo de sua carreira você se destacou como a grande intérprete de Nelson do Cavaquinho e Cartola. Como você vê cantoras da nova geração como Maria Rita, Teresa Cristina e Roberta Sá, que escolheram o samba como estilo musical? Você vê isso como uma tentativa de resgate e de popularização do samba?
Beth - Eu acho legal que elas estejam cantando samba, porque o samba é a música mais representativa do povo brasileiro. Eu acho muito legal.

(...) Confira a matéria completa no site o O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário